UE anuncia que atingiu o objetivo de vacinar 70% da população adulta

O anúncio marca um ponto de viragem e uma celebração da estratégia europeia de vacinação, que começou lentamente. Ao mesmo tempo, as diferenças na vacinação entre os países europeus são importantes, com algumas nações próximas dos 70% enquanto os países da Europa Oriental ainda estão longe deste objetivo.
"70% dos adultos na União Europeia são vacinados com o regime completo. Quero agradecer a todas as pessoas que tornaram este objetivo possível", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter.
No entanto, a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, adverte: não podemos ficar por aqui", salienta Stella Kyriakides, vincando que "as novas variantes tornam necessário ir além dos 70% para garantir segurança".
Segundo Stella Kyriakides, temos de “continuar a aumentar a sensibilização, combatendo a desinformação, e mobilizar todos os cidadãos para este esforço global sem precedentes", dado estar comprovado que "as vacinas estão a salvar vidas todos os dias em todos os Estados-membros".
Ainda assim, "a vacinação por si só não pode acabar com a pandemia, [pelo que] precisamos de continuar a manter-nos mutuamente seguros e fechar as portas às variantes", adianta a responsável.