1º Barómetro da Cultura Organizacional associada à Prestação de Cuidados

Trabalhadores do SNS estão insatisfeitos com a gestão das suas unidades de saúde e sentem que não são ouvidos

A importância da cultura organizacional dos prestadores de cuidados de saúde encontra-se diretamente relacionada com a qualidade e a segurança dos cuidados prestados. Variações na cultura organizacional entre prestadores, refletem diferenças de liderança, gestão e governação das instituições.

Com o objetivo de avaliar esta dimensão, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, a Direção executiva do SNS, a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a EY, com apoio técnico dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), desenvolveram uma metodologia para medir a cultura organizacional das instituições do Serviço Nacional de Saúde. Os resultados poderão servir de base a implementação de uma nova estratégia de gestão de recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde, no sentido de promover uma melhoria da cultura organizacional.

O questionário de 30 perguntas, baseado num barómetro semelhante desenvolvido pelo Kings College – London para aplicação no Serviço Nacional de Saúde de Inglaterra, foi enviado por email a todos os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, entre os dias 3 e 17 de março.

Foram recolhidas 9394 respostas, distribuídas pelos Cuidados de Saúde Primários e Hospitais portugueses, bem como por todos os grupos profissionais.

Na 1ª Edição deste barómetro, é notório que os trabalhadores se sentem integrados e apoiados, quer pelas suas chefias diretas, como pelas suas equipas de uma forma global. 75% dos trabalhadores reconhecem saber  o que é esperado de si no seu trabalho e 70% sentem-se tratados com respeito pelos seus pares. Foram estes os itens com melhor desempenho, o que indica claramente uma identificação dos respondentes com as equipas em que se integram.

No ponto diametralmente oposto, encontra-se a perceção dos trabalhadores, quer com a gestão das suas unidades de saúde, como com a forma as instituições valorizam o seu trabalho. Por um lado, 56% dos trabalhadores faz uma avaliação negativa sobre a forma como os diferentes gestores das diversas instituições de saúde percepcionam a atividade das organizações. Por outro, os trabalhadores sentem que não conseguem influenciar a forma como as coisas são feitas nas suas instituições, havendo apenas 20% de respondentes a reconhecer conseguir fazê-lo, e 18% com a percepção de que o seu ponto de vista é ouvido. 80% dos respondentes têm opinião desfavorável ou neutra sobre a celebração dos sucessos dos trabalhadores por parte da sua instituição. Refira-se ainda a baixa classificação dada à dimensão Recursos, sendo aquela que apresenta agregadamente avaliação mais negativa por parte dos trabalhadores, e na qual apenas 34% dos respondentes acham que têm o tempo e os recursos necessários para desempenhar bem a sua função.                        

Realça-se o facto de terem sido recebidas mais de 5000 sugestões de melhoria, o que reflete uma grande adesão e vontade dos respondentes em contribuir para o presente barómetro. A maior parte dos comentários dos respondentes foi no sentido de promover mais formação, desenvolvimento profissional e de competências, mas também no sentido de realçar a necessidade de melhoria a nível da gestão.

Os resultados do Barómetro serão apresentados na 12ª Conferência de Valor APAH, no dia 25 de março em Guimarães, a que se seguirá um painel de debate (Professor Doutor Fernando Araújo – Diretor-Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Professor Doutor Adalberto Campos Fernandes – Professor na Escola Nacional de Saúde Pública e Ex-Ministro da Saúde, Dr.ª Rosa Valente Matos – Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e ex-Secretária de Estado da Saúde e Dr. Tiago Goncalves – Vogal do Conselho Diretivo da ACSS) que procurará refletir sobre a estratégia e as ações concretas que permitam melhorar a cultura organizacional do Serviço Nacional de Saúde.

Fonte: 
Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay