Calculadora que quantifica a taxa de redução do edema para os doentes com edema macular diabético

Tonic App e AbbVie desenvolvem nova ferramenta em oftalmologia

A Tonic App, com apoio da AbbVie, lançou a CRTool, uma nova ferramenta com o objetivo de ajudar os médicos oftalmologistas no acompanhamento dos doentes com Edema Macular Diabético (EMD).

A nova ferramenta é uma calculadora que quantifica a taxa de redução do edema para os doentes com edema macular diabético, utilizando os valores da espessura central da retina fornecidos através do exame de tomografia de coerência ótica (OCT). O objetivo é agilizar o processo de avaliação do doente, conduzido pelo médico oftalmologista.

De acordo com Caterina Golotta, diretora médica da AbbVie, a empresa biofarmacêutica apoiou este projeto “com o objetivo de simplificar, facilitar e trazer objetividade ao processo de avaliação do doente com Edema Macular Diabético, para que os oftalmologistas possam ter mais uma ferramenta que, de forma prática, possa complementar os restantes parâmetros de avaliação destes doentes. Na AbbVie assumimos uma clara aposta na inovação tecnológica que colocamos ao serviço dos profissionais de saúde”.

O Edema Macular Diabético é a principal causa de perda significativa da função visual entre a população diabética. Continua a ser a principal causa de cegueira na população entre os 20 e os 70 anos de idade e, segundo dados da OMS, é responsável por 5% das causas de cegueira no planeta, pelo que é fundamental a sua prevenção, um diagnóstico atempado e um tratamento eficaz.

A CRTool foi apresentada aos oftalmologistas reunidos na 7ª Reunião Científica Internacional do Grupo de Estudos da Retina de Portugal, que decorreu nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A ferramenta está disponível na Tonic App, aplicação móvel desenvolvida por médicos e para médicos, que conta com mais de 24 200 médicos registados em Portugal.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Tonic App