TEVA revela finalistas dos Prémios Humanizar a Saúde 2022
Os 15 finalistas passaram à fase seguinte na qual os colaboradores da Teva vão eleger 5 vencedores, sendo que cada um receberá um prémio monetário no valor de 5000 Euros em reconhecimento do trabalho extraordinário que realizam.
Os vencedores desta edição serão conhecidos a 15 de novembro, na cerimónia de entrega de prémios que terá lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
“O processo de conhecer cada uma das candidaturas e selecionar os quinze finalistas foi muito desafiante, pela elevada qualidade dos projetos apresentados, oriundos de diversas regiões do continente e ilhas e, simultaneamente, inspirador porque na TEVA trabalhamos para descobrir novas possibilidades e soluções que melhorem o dia a dia das pessoas", afirmou Marta González Casal, diretora geral da Teva Portugal.
Os Prémios "Humanizar a Saúde" destacam iniciativas centradas em pessoas que sofrem de qualquer tipo de doença, prestando cuidados, aconselhamento, apoio ou soluções de saúde, promovendo fundamentalmente um cuidado mais humano e abrangente.
Nesta segunda edição, participaram mais de 45 projetos. O júri, composto por colaboradores da Teva Portugal selecionou os seguintes quinze projetos finalistas:
Plataforma Patient Innovation
Plataforma global, aberta, sem fins lucrativos e multilíngue, para doentes e cuidadores informais partilharem, após validação médica, soluções que tenham desenvolvido para lidar com limitações associadas à doença que enfrentam.
Dormir é o melhor remédio
Iniciativa da Associação Nuvem Vitória que leva diariamente a magia dos contos, com histórias de embalar, a crianças internadas nos hospitais de Santa Maria, São João, Vila Franca de Xira, Braga, Santo André, Garcia de Orta, Cascais e Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
Escola do Ser
Implementada pela Associação Partilhas e Cuidados, acolhe pessoas com doença oncológica, mas também os seus cuidadores e familiares que os acompanham ao longo do processo de tratamentos. A iniciativa visa ajudar a comunidade oncológica a encontrar um serviço de apoio psico emocional para que, cada um ao seu ritmo, vá ao encontro do seu ponto de equilíbrio.
Prolepsis
Programa de treino inovador, desenvolvido pela Cuidadores Portugal, com sessões presenciais e uma app móvel personalizada que apoia as cuidadoras informais a melhor gerir o seu autocuidado e mudar os seus comportamentos na prevenção de doenças.
BeActive
Plataforma interativa para crianças e jovens com doenças reumáticas que visa envolve-los na autogestão da doença, fornecendo informação e otimizando a comunicação com os profissionais de saúde.
Dar voz a quem necessita
Projeto da Associação Portuguesa de Doentes de Esclerosa Lateral Amiotrófica baseado em software, instalado em telemóveis, tablets ou computadores, que transforma texto em fala sintetizada para dar voz a doentes com ELA.
Estimulando
Programa móvel de estimulação cognitiva e psicomotora individualizada ao domicílio para pessoas idosas com doenças neurodegenerativas do concelho de Cascais.
Cuidar o Cuidador
Projeto da Santa Casa da Misericórdia de Vizela com o intuito de diferenciar e otimizar o apoio dado às famílias dos utentes da Unidade de Cuidados Continuados da instituição.
ÁRIA em Casa
Equipa de Apoio Domiciliário Especializado na intervenção junto de pessoas com doença mental grave, estabilizadas clinicamente, que necessitem de programa adaptado ao grau de incapacidade psicossocial para reabilitação de competências relacionais, de organização pessoal e doméstica e de acesso aos recursos da comunidade, em domicílio próprio, familiar ou equiparado.
Saúde 360
Iniciativa da Associação Mais Proximidade que tem como objetivo monitorizar a saúde de cerca de 80 pessoas idosas em situação de isolamento e solidão que se encontrem no seu domicílio, aliviando em simultâneo a sobrecarga dos cuidadores e familiares, através de acompanhamento personalizado e em estreita articulação com os profissionais de saúde.
Ambulância Mágica
A Ambulância Mágica da delegação de Coimbra da Cruz Vermelha consiste num projeto de promoção do bem-estar emocional destinado a adultos com doença neurodegenerativa em fase de tratamento paliativo disponibilizando recursos materiais e humanos que possibilitam a concretização de um desejo significativo para o doente.
Vamos Puxar pelo Cérebro com Câmara de Lobos
Iniciativa da delegação da Madeira da Alzheimer Portugal que consiste em sessões de estimulação cognitiva para pessoas com demência, com vista à prevenção e ao adiamento da evolução sintomas, mas também a disponibilizar aos cuidadores ferramentas que lhes permitam prestar cuidados com qualidade e de forma mais eficiente e centrada no doente.
Voluntariado virtual
Desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém, em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém, o projeto promove a socialização e o envelhecimento saudável dos utentes num contexto institucional, através do desenvolvimento de atividades com recurso aos meios telemáticos.
Aldeias Humanitar – Humanizar e Estar
Prestação de cuidados complementares integrados de saúde, amparo social e combate ao isolamento social, à solidão e ao desamparo humano em dez concelhos do Douro Sul.
Lado-a-lado
Projeto de apoio psicológico a pessoas com Parkinson e seus cuidadores, através de sessões gratuitas de grupos de apoio online e de sessões individuais telefónicas.