5000 mil euros para apoiar o seu desenvolvimento

TEVA premeia cinco projetos solidários que humanizam a saúde

Reconhecer o trabalho de instituições e associações que desenvolvem projetos solidários que ajudam o doente e os seus familiares a lidar com a doença de forma mais positiva. Este é o objetivo dos Prémios Humanizar a Saúde organizados pela TEVA que, na segunda edição, premiaram cinco iniciativas com 5000 euros cada para apoiar o seu desenvolvimento.

A TEVA voltou a premiar cinco iniciativas que melhoram a qualidade de vida dos doentes, na segunda edição dos Prémios Humanizar a Saúde. Uma vez mais, a empresa reconheceu o trabalho de instituições e associações, públicas e privadas, que desenvolvem projetos solidários que ajudam os doentes e as suas famílias a lidar com a doença de uma forma mais positiva.

“É para nós uma enorme satisfação poder ajudar a dar visibilidade e recompensar o trabalho daqueles que, tantas vezes na sombra, implementam atividades inovadoras, originais e empreendedoras que favorecem a luta contra a doença e ajudam a otimizar a qualidade de vida das pessoas afetadas.” Afirmou Marta González Casal, diretora-geral da Teva Portugal.

A responsável da Teva Portugal destacou que este ano foram submetidas 45 candidaturas, todas elas de grande qualidade. “Recebemos iniciativas maravilhosas, que nos fazem acreditar, nos entusiasmam e nos movem, pensando nos milhares de pacientes que delas beneficiam e no esforço subjacente por parte de profissionais e voluntários. O aspeto emocional e afetivo tem impacto nos doentes e devemos continuar a concentrar-nos na humanização da saúde através de grandes projetos e pequenos gestos”.

“Para a TEVA é uma honra enorme continuar a apoiar projetos inovadores que procuram soluções mais próximas e humanas capazes de responder às necessidades dos doentes e das suas famílias, e que, simultaneamente, ajudam a tornar qualquer processo diagnóstico, terapêutico ou paliativo mais suportável e confortável", concluiu Marta González Casal.

Iniciativas premiadas na edição dos Prémios Humanizar a Saúde 2022

Para eleger os cinco vencedores, o júri formado por todos os colaboradores da TEVA Portugal teve em conta o trabalho a sensibilidade e a imaginação postos ao serviço de atividades inovadoras, originais e empreendedoras que impactam positivamente a vida dos doentes, favorecendo um ambiente e tratamento mais empático e humano.

Cada iniciativa vencedora recebeu um prémio monetário no valor de 5.000 euros para apoiar o seu desenvolvimento.

Dormir é o melhor remédio - Iniciativa da Associação Nuvem Vitória que leva diariamente a magia dos contos, com histórias de embalar, a crianças internadas nos hospitais de Santa Maria, São João, Vila Franca de Xira, Braga, Santo André, Garcia de Orta, Cascais e Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

Escola do Ser - Implementada pela Associação Partilhas e Cuidados, de Faro, acolhe pessoas com doença oncológica, mas também os seus cuidadores e familiares que os acompanham ao longo do processo de tratamentos. A iniciativa visa ajudar a comunidade oncológica a encontrar um serviço de apoio psico emocional para que, cada um ao seu ritmo, vá ao encontro do seu ponto de equilíbrio.

Vamos Puxar pelo Cérebro com Câmara de Lobos - Iniciativa da delegação da Madeira da Alzheimer Portugal que consiste em sessões de estimulação cognitiva para pessoas com demência, com vista à prevenção e ao adiamento da evolução sintomas, mas também a disponibilizar aos cuidadores ferramentas que lhes permitam prestar cuidados com qualidade e de forma mais eficiente e centrada no doente.

Aldeias Humanitar – Humanizar e Estar - O projeto Aldeias Humanitar intervém de forma gratuita na prestação de cuidados complementares integrados de saúde, amparo social e combate ao isolamento social, em dez concelhos do Douro Sul. Tem por base equipas multidisciplinares da área da saúde e da área social que levam os cuidados a casa das pessoas.

Dá a tua voz - Projeto da Associação Portuguesa de Doentes de Esclerosa Lateral Amiotrófica baseado em software, instalado em telemóveis, tablets ou computadores, que transforma texto em fala sintetizada. O objetivo do projeto é dar voz às pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica, permitindo que estas mantenham a capacidade de comunicar no seu dia a dia, em todas as fases da doença e sensibilizar a comunidade para uma das consequências da doença na pessoa diagnosticada: deixar de comunicar.

Fonte: 
Comunhão de Ideias
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Teva Portugal