Risco é maior entre os homens

Ter rosácea eleva o risco de sofrer de enxaqueca, diz estudo

De acordo um estudo, recentemente publicado no British Journal of Dermatology, a enxaqueca pode ser mais frequente em pessoas com rosácea.

A equipa de Suvi-Paivikki Sinikumpu, investigador do Hospital Universitário de Oulu, na Finlândia, estudou a associação entre rosácea e enxaqueca utilizando dados do estudo de coorte de nascimentos do norte da Finlândia de 1966 (Northern Finland Birth Cohort 1966 Study) que incluiu 1.932 participantes, 53,7% dos quais pertenciam ao sexo feminino.

Nesta análise, os investigadores observaram que a prevalência de rosácea era de 15,1% neste grupo, sendo a enxaqueca a queixa clínica mais frequente entre aqueles sofriam rosácea (21,5%) quando comparados com aqueles que não têm a doença (18,5%).

Os participantes com rosácea e enxaqueca relataram ter mais frequentemente dor de cabeça unilateral (25,3% versus 18,4% sem rosácea) e latejante (33,9% versus 24,6% sem rosácea). Os investigadores observaram ainda que os pacientes do sexo masculino com rosácea apresentaram um risco duas vezes superior de "enxaqueca, cefaleia unilateral e latejante, cefaleia que impede a realização de atividades diárias e cefaleia que piora com luzes brilhantes e vozes altas". Não foi observado risco semelhante em pacientes do sexo feminino.

“Além da predisposição genética, do comprometimento da barreira epidérmica e da desregulação do sistema imunitário, a rosácea é caracterizada por desregulação neurovascular e inflamação neurogénica, compartilhando, portanto, similaridades dos patomecanismos com a enxaqueca”, escreveram os autores. “Com base nas nossas descobertas, recomendamos que os médicos que se deparem com pacientes com rosácea, especialmente homens, perguntem sobre sintomas de enxaqueca e, ao mesmo tempo, garantam o [diagnóstico] exato da rosácea.”

 

Fonte: 
HealthDay News
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock