Inquérito

Tamanho dos rótulos dos alimentos leva a que mais de metade dos consumidores não os leia

De acordo com um inquérito da Deco Proteste, o tamanho dos rótulos dos alimentos é um dos principais obstáculos para mais de metade (54%) dos consumidores não os consultar. 27% refere ter dificuldades em compreender a informação.

A principal organização de defesa dos consumidores em Portugal tem um longo historial de reivindicações relacionadas com a legibilidade dos rótulos dos alimentos e com a melhoria qualitativa da respetiva informação.

No seu mais recente inquérito sobre “O que diz a embalagem”, os resultados revelam que 15% dos consumidores não despende tempo para os ler. As principais razões prendem-se pelo tamanho diminuto da letra, a compreensão e extensão da informação ou a inexistência de interesse. 5% simplesmente não confia na informação apresentada no rótulo.

De acordo com os dados do estudo, 75% dos inquiridos reconhece, por exemplo, a utilidade da informação nutricional, sendo que 61% admite que os ajuda na sua decisão de compra.

Informação crucial para comprar

Em contramão com os fatores de desinteresse está a informação valorizada por uma larga maioria dos inquiridos: prazo de validade, lista de ingredientes, informação nutricional, instruções de utilização, país ou região de origem. A estes dados somam-se ainda as promoções, os conselhos de conservação e o peso líquido.

As alegações nutricionais são claramente um fator muito importante no momento da compra. Como sublinha a Deco Proteste, as informações mais valorizadas pelos inquiridos refletem as tendências atuais da alimentação: sem açúcar adicionado, baixo teor de sal, baixo teor de gorduras saturadas e zero ou baixas calorias. A este top de alegações somam-se outras quatro informações decisivas – rico em vitaminas, natural, rico em fibras e sem sal.

Sobre os resultados do inquérito nacional, Rita Rodrigues, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Deco Proteste, não tem dúvidas: “os rótulos dos alimentos são uma importante fonte de informação que permite ao consumidor realizar compras informadas, mais conscientes, adequadas às suas necessidades nutricionais, condições de saúde, sem esquecer o combate ao desperdício alimentar. É fundamental saber ler e interpretar os rótulos dos alimentos. A sua leitura atenta possibilita conhecer a composição dos alimentos, e desta forma realizar as melhores escolhas, desde o momento da compra, até ao momento do consumo”

“A Deco Proteste quer continuar a ser um parceiro ativo na promoção de mais e melhor literacia sobre as informações que constam nos rótulos e nas diversas dimensões, como a lista de ingredientes, alergénios e informação nutricional”, conclui a responsável.

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock