SPMI organiza curso ‘Novas Tecnologias ao Serviço da Pessoa com Diabetes’

O objetivo deste curso passa por capacitar os formandos de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam conhecer plataformas digitais que permitem a gestão parcial da Diabetes Mellitus à distância; dispositivos e monitorização contínua de glicemia e monitorização de glicemia intersticial e sistemas de perfusão sub-cutânea de insulina.
Entre outras valências, os inscritos vão também ter oportunidade de adquirir conhecimentos relativos a bases teóricas do funcionamento dos dispositivos de monitorização contínua; conhecer a tecnologia por detrás do sistema de monitorização flash d glicose e aplicação de sensores; e também conhecer as diferenças, vantagens e inconvenientes de glicose intersticial e glicemia capilar.
Segundo Alexandra Vaz, internista e coordenadora da formação, este curso, que terá duração de um dia e carga letiva de sete horas, é «uma mais-valia para qualquer interno ou especialista em Medicina Interna» uma vez que «vai de encontro ao que de mais recente existe relativamente a meios digitais e dispositivos médicos ao serviço dos profissionais de saúde, mas principalmente da pessoa com diabetes».
“No mundo digital e tecnológico em que vivemos, o desafio de adaptação é diário. Todos os dias a tecnologia avança e é por isso fundamental que os profissionais de saúde acompanhem esta evolução para que possamos ajudar a pessoa com diabetes a usufruir de tudo o que é hoje disponibilizado no mercado e, em consequência, a viver com mais qualidade de vida», frisa ainda a especialista.
A formação será ministrada por Profissionais da Unidade de Diabetes do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, sob coordenação de Alexandra Vaz.
As inscrições estão abertas no site da SPMI: https://www.spmi.pt/curso-novas-tecnologias-ao-servico-da-pessoa-com-diabetes-lisboa/