SPLS vai promover literacia em saúde em Castelo Branco em parceria com ESALD
O tema do aniversário da ESALD é “One Health”: promoção da saúde integral de pessoas, ambientes e animais. Por este motivo, a SPLS junta-se às comemorações do 76.º aniversário da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em resposta ao desafio lançado pela Vice-Presidente da SPLS, Mariana Fonseca, ex-aluna desta instituição, e pela Presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida.
O evento vai contar com diversas atividades de forma a promover a literacia em saúde. Suporte Básico de Vida, rastreios médicos, higiene oral, alimentação saudável, atividade física e arte são alguns dos temas em destaque neste encontro, à semelhança dos anteriores.
Para a Presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, “o RITMO em Castelo Branco, dentro das comemorações da ESALD, é um marco relevante também para a SPLS, que aposta nas intervenções comunitárias a partir de organizações impulsionadoras da literacia em saúde”, diz. “Parabenizo, por isso, a escola e, em particular, a Professora Rute Crisóstomo, Diretora da ESALD, e a Professora Veronika Kozlova, sua subdiretora”.
Segundo a organização, estão previstas cerca de 500 pessoas, desde crianças à população sénior, assim como a participação de associações locais e grupos particulares. O programa RITMO proporciona aos participantes uma intervenção comunitária destinada a promover a saúde e o bem-estar de forma holística, com integração de movimento, atividade física, alimentação saudável, literacia para a saúde, conexão social e ambiental.
Mariana Fonseca, Vice-Presidente da SPLS, reforça a importância do RITMO em Castelo Branco, afirmando que é "crucial que diferentes municípios continuem dinâmicos e proativos perante a construção de eventos como o RITMO, que garantem a promoção da saúde e prevenção da doença através da conexão social".
“Como diretora da ESALD, sinto-me profundamente grata pela oportunidade de colaborar nesta iniciativa que tanto contribui para o desenvolvimento integral da nossa comunidade académica e para o fortalecimento dos laços entre saúde, educação e sociedade”, diz a Diretora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Rute Crisóstomo.
“O programa procura oferecer uma experiência sensorial mais abrangente da saúde e do bem-estar, que seja motivadora da aprendizagem contínua e da literacia para a saúde. Participar no RITMO é beneficiar de uma abordagem científica e holística voltada para a promoção da saúde e do bem-estar", conclui a presidente da SPLS.
O evento RITMO insere-se no Programa “Literacia faz bem à saúde”, da SPLS, sendo organizado apenas por profissionais de saúde que apelam aos estilos de vida saudável, alimentação, atividade física, bem-estar físico e psicológico. O programa completo pode ser consultado aqui.