SPLS quer saber o que pensam os jovens sobre o sistema de saúde português
O evento, que será aberto ao público, vai debater o estado da saúde em Portugal, mas pretende ser também uma plataforma para que os jovens possam discutir os temas emergentes das suas gerações. A permanência dos jovens em Portugal, as necessidades de mudança, as competências dos mais novos, as exigências de mudança no sistema de saúde e os contributos que podem dar nesta área são alguns dos pontos da conversa.
“Os jovens têm um papel importante a desempenhar nesta área, contribuindo com novas ideias, perspetivas e soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos. É importante que sejam incentivados a participar ativamente no debate sobre saúde, a desenvolver as suas competências e a envolver-se em projetos que promovam a literacia em saúde e a melhoria do sistema de saúde”, explica a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida.
A sessão vai dividir-se entre dois painéis: no primeiro, estarão presentes os presidentes de diversas entidades juvenis que representam os estudantes de Medicina, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. No segundo, estarão representados os jovens profissionais. O evento vai contar ainda com a presença do ex-Ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes, do subdiretor da Direção-Geral da Saúde, Rui Portugal, e dos deputados Ricardo Baptista Leite e Pedro Melo Lopes.
Para Cristina Vaz de Almeida, “debater significa ouvir e cruzar experiências, reflexões e vozes de pessoas que serão os futuros profissionais a trabalhar com todo o sistema de saúde. Este encontro vai fornecer uma plataforma para a troca de ideias e experiências entre os participantes e o público, contribuindo para o aumento da consciência e educação em saúde”, conclui.
O evento é aberto ao público e terá lugar no Auditório Almeida Santos, da Assembleia da República, em Lisboa, a partir das 17h30. O programa completo pode ser consultado aqui.