No âmbito do programa “A Literacia Faz Bem À Saúde”

SPLS e Museu Nacional de Arte Contemporânea promovem criações artísticas dedicadas à literacia em saúde

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), inaugura, esta quarta-feira, 8 de março, uma exposição dedicada à literacia em saúde. “Pelo olhar estético dos artistas convidados, percorremos os caminhos da comunicação terapêutica, do desenvolvimento de competências, da relação em saúde, da compreensão e a falta dela”, explica a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida.

As oito criações artísticas alusivas à saúde vão estar patentes até 20 de abril, na Galeria [PeP], no MNAC. Esta mostra “convoca a sociedade, o cidadão, as pequenas e as grandes comunidades a olharem a aprendizagem da saúde através de intervenções que nos fazem pensar, sentir e, por fim, memorizar. Através da arte, temos o desejo de construir um mundo mais saudável e melhor”. 

Para a diretora do MNAC, Emília Ferreira, este projeto “cria pontes entre temas, instituições, profissões e pessoas, através de discursos e experiências compreendidas no espaço da progressiva expansão temática da atividade dos museus e da arte contemporânea”. Neste contexto, “através da expressão, relaciona-se livremente os conceitos de literacia em saúde, sentido e realidade numa busca de significados e melhoria da comunicação”.   

A sessão de abertura vai contar com a presença das presidentes e da direção da SPLS e do MNAC, e com o chefe da divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direção-Geral da Saúde, Miguel Arriaga. A exposição é formada por obras artísticas da autoria de Ana Monteiro, Cláudia Barradas, Diogo Goes, Flávia Germano Barra, Frederico Pratas, Maria de Fátima, Nelson Ferreira e Verónica Ornelas.  

“Este passeio pela exposição também nos remete para o uso efetivo de uma consciência individual e coletiva, em que esperamos resultados promotores de uma visão mais holística sobre a forma de fazer saúde”, termina Cristina Vaz de Almeida. 

Fonte: 
Onya Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.