SPEPH lança Seminário Educação dos Serviços Médicos de Emergência
De acordo com Carlos Silva, Vice-Presidente do Conselho de Direção da SPEPH, este evento, destinado “a todos aqueles que diariamente, providenciam como sabem e podem tudo para salvar vidas” e outros interessados na temática, vai ajudar a “que sejam dissipados alguns mal-entendidos, cultivados intencionalmente ao logo dos anos, mas essencialmente, mostrar o que é a Educação EMS, Educação essa praticada nos países mais desenvolvidos”.
“O serviço existente em Portugal é de socorro de qualidade inferior, desde logo não responde às necessidades da população, provas desta minha afirmação estão patentes em dezenas de notícias e nos resultados focados nos pacientes”, afirma o dirigente sublinhando que a mudança “é imperativa”.
“Portugal só poderá ser detentor de um Serviço Médico de Emergência, começando pela sua base, a Educação dos Educadores e dos provedores de Cuidados Médicos de Emergência, em pelo menos 3 níveis: Técnico de Emergência Médica, Técnico Avançado de Emergência Médica e o Paramédico (…) sem educação especializada na área EMS, os cuidados prestados vão ser sempre de qualidade inferior”, acrescenta quanto à importância de levar à discussão este tema.
Com uma forte ligação “com os ícones do EMS dos Estados Unidos, sendo até Centro de Educação em Medicina Pré-Hospitalar do International PreHospital Medicine Institute (IPHMI)” a SPEPH sublinha que “são precisos especialistas em Medicina Pré-Hospitalar” e que é hora de “passar à ação”.
Entre os temas em discussão neste evendo encontram-se “Educação de Ensino Superior nos Serviços Médicos de Emergência”, qual a sua importância/benefícios, Qual o modelo de educação a implementar?
Os especialistas convidados também vão abordar a importância do Desenvolvimento Profissional Contínuo entre outros temas. Luis Mallo, da Alebat Education, vai marcar presença neste evento abordando o ensino dos Serviços Médicos de Emergência em Espanha.
As inscrições já se encontram abertas, podendo efetivá-las e consultar toda a informação sobre o Seminário, aqui.