SPAVC organiza a primeira edição do evento “AVC 360º - Integrar e Aplicar”
“Após 2 anos em que os eventos organizados pela SPAVC decorreram em formato virtual devido à pandemia COVID-19, entendemos ser esta uma ótima oportunidade para o retorno às atividades presenciais, recuperando e aprofundando o habitual espírito de proximidade e convívio científico que caracteriza os eventos da SPAVC”, refere o médico neurologista a propósito desta organização no regresso das conferências médicas ao modelo presencial.
O objetivo da SPAVC é que o programa seja o mais abrangente possível e que cubra todas as etapas do AVC, desde a prevenção primária, passando ao diagnóstico e tratamento e, por fim, pela prevenção secundária e a reabilitação. “Em cada uma destas áreas serão abordados os hot topics, ou seja, os temas mais prementes e atuais, sem esquecer os conceitos e mensagens estruturantes habituais na atividade de todos aqueles que prestam cuidados aos doentes com AVC”, salienta o Dr. Alexandre Amaral e Silva, membro da Direção da SPAVC.
A título de exemplo, o especialista avança que serão focadas as principais novidades “na área da HTA, da dislipidemia, da diabetes, da doença aterosclerótica e do cardioembolismo, faremos um ponto de situação sobre a relação entre COVID e doença vascular cerebral e dedicaremos uma sessão à abordagem sistematizada do defeito cognitivo vascular”. As áreas da imagiologia vascular, seleção de doentes no tratamento de fase aguda e reintegração social, familiar e laboral do doente no pós-AVC, têm também lugar no programa de trabalhos.
Os oradores convidados contribuem com perspetivas multidisciplinares, contando-se com especialistas de Neurologia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Cardiologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Medicina Física e Reabilitação, entre outros. Desta forma, proporcionando um debate profícuo entre pares, a comissão organizadora está convicta de que “todos os que lidam com a doença vascular cerebral no seu dia a dia, quer nos cuidados hospitalares, quer nos cuidados de saúde primários, encontrem resposta aos principais desafios da sua atividade diária”.
No final do evento, os participantes estão convidados para uma caminhada aberta à população da região, o “Stroke Sunset”, “destinada à sensibilização do público através da distribuição de folhetos sobre sinais de alarme, fatores de risco e estilos de vida saudável”, finaliza o especialista.
Todas as informações sobre o evento e o formulário de inscrições online encontram-se disponíveis em: https://bit.ly/3OFcCdy