SPA e SPCI promovem webinar sobre “Atualizações à Covid-19” na Anestesiologia e nos Cuidados Intensivos
O webinar conta com 4 palestras de 15 minutos cada e um momento aberto à discussão. Os temas discutidos durante a sessão moderada por Pais Martins da SPA e por João Gouveia da SPCI, vão ser:
- “A Anestesiologia e a pandemia Covid-19” - Cristina Granja (Centro Hospitalar Universitário de São João);
- “A intubação traqueal e a ventilação mecânica precoce no doente Covid-19. Mitos e realidades?” - Joana Manuel (Hospital Garcia de Orta);
- “Ventilação mecânica no doente Covid-19: Fenótipos ou personalizada?” - João João Mendes (Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca);
- Tratamento farmacológico - ler nas entrelinhas da evidência sem filtro – Paulo Mergulhão (Hospital Lusíadas do Porto).
Depois do alerta lançado pela Organização Mundial de Saúde sobre as taxas de transmissão da Covid-19 na Europa serem alarmantes, à data Portugal regista uma média de 1500 novos casos dia, cerca de 877 doentes internados e destes 128 doentes internados em UCI, a SPA e a SPCI lançam o debate sobre a abordagem mecânica, farmacológica e novos procedimentos, a ter nos doentes com COVID-19.
A presidente da SPA, Maria do Rosário Matos Órfão, afirma “A Anestesiologia portuguesa com o seu expertise e resiliência está na primeira linha da resposta ao doente critico Covid-19”num trabalho de equipe com outras especialidades e profissionais.
Já João Gouveia, Presidente da SPCI, defende que “A medicina intensiva portuguesa teve um excelente desempenho na primeira vaga, para tal contribuiu a colaboração de vários outros especialistas, internistas, anestesiologistas etc., que participaram no tratamento do doente COVID crítico, com a coordenação e orientação da medicina intensiva. Devemos divulgar os bons exemplos, atualizar conhecimentos e encarar o futuro na mesma perspetiva de união para um bem comum - a saúde dos nossos doentes.”
As inscrições no webinar são gratuitas e dirigidas a todos os associados da SPA e SPCI e a todos os profissionais de saúde interessados na temática. Para tal basta aceder aqui.