Solução tecnológica para apoiar decisão clínica para monitorização e tratamento de feridas nasce em Portugal
Baseada em Inteligência Artificial, esta solução é composta por uma aplicação móvel capaz de captar de forma automática imagens de feridas, integrando, também, informação clínica diferenciada sobre as mesmas. Desta forma, além de aumentar a eficácia do acompanhamento do processo de cicatrização da ferida, será, ainda, um excelente instrumento de apoio à decisão clínica diferenciada e seleção da intervenção terapêutica. Mas não só.
Foi, ainda, desenvolvida uma plataforma web direcionada para os gestores de unidades de saúde, onde serão integrados os dados adquiridos em termos de evolução das feridas, de acordo com as intervenções terapêuticas implementadas. Assim, será possível aos profissionais identificarem as opções terapêuticas mais promissoras em termos de eficácia e custos de gestão.
Desenvolvida no âmbito do projeto ClinicalWoundSupport, esta solução tecnológica inovadora para a área da saúde será, agora, apresentada num evento que irá juntar vários profissionais, especialistas e investigadores. Além de Pedro Fraga, Pedro Salgado, Patrícia Reis e Carla Rocha, da F3M, marcarão presença no evento Maria Vasconcelos, da Fraunhofer Portugal AICOS, Paulo Alves e Raquel Silva, da Universidade Católica Portuguesa, Paulo Ramos, da USF Corino de Andrade (Póvoa de Varzim), e Jorge Oliveira, da Santa Casa da Misericórdia de Vizela.
Além da demonstração da tecnologia inovadora, serão ainda partilhados alguns testemunhos e divulgados os resultados técnicos e científicos do projeto. O encontro, sob o título “Smart Technology for Clinical Wound Support” acontece, esta quarta-feira, na Porto Business School, no Porto. A participação está aberta ao público, sendo de carater gratuito, mas requer inscrição (www.lkme.pt/XOtMe).