Sociedade Portuguesa de Oncologia organiza workshop sobre cancro hereditário
Direcionado para médicos e profissionais de saúde envolvidos na identificação, referenciação e gestão de risco de indivíduos portadores de mutações genéticas patogénicas que lhes conferem maior risco de cancro. Estarão também presentes representantes das Associações de doentes, da estrutura governamental como representantes das ARS, Direção Geral da Saúde e do Plano Nacional para as Doenças Oncológicas. O evento decorrerá em Lisboa, no Hotel Dom Pedro, entre as 9h e as 17h30.
Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, sublinha que “a iniciativa promove o debate interpares sobre uma problemática cada vez mais atual, num espírito pragmático e de operacionalização, o que traduz o verdadeiro espírito da SPO, multidisciplinar científico e de intervenção social. A capacidade de reunir várias Stakeholders, quer assistenciais hospitalares e dos cuidados de saúde primários, Associações de doentes e governamentais, reforça a abrangência da Sociedade, que consegue levantar questões pertinentes para os doentes e sociedade e de definir estratégias de atuação.”
Posteriormente, a versão consensualizada das orientações decorrentes do workshop será disponibilizada para discussão pública, nomeadamente envolvendo as Associações de doentes.