Dados SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

SNS24 bate novo recorde de requisições diária para testes à Covid-19 e reforça capacidade de resposta

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) atingiu no, passado domingo, um novo recorde diário de requisições para testes à Covid-19, com um total de 22.103 requisições emitidas.

De acordo com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o número de requisições para testes à Covid-19 emitidas pelo SNS 24 neste dia ultrapassou o anterior recorde – 16.672 - verificado a 21 de janeiro deste ano.

Em comunicado faz ainda saber que desde dia 1 de dezembro, já foram emitidas pelo SNS24 246.709 requisições de testes à Covid-19, 101.077 só na última semana.

Quanto à emissão de declarações provisórias de isolamento profilático, foram emitidas 178.481 declarações, das quais 79.256 na última semana. Só no domingo foram emitidas 14.297 declarações.

A SPMS sublinha que nos últimos dias se assistiu a um “crescimento muito acentuado da procura da linha SNS24”, que “tem vindo a acompanhar a evolução do contexto pandémico atual”.

O comunicado refere ainda que, “para reforçar a qualidade do serviço, foram tomadas, em estreita articulação com a Direção-Geral da Saúde e o operador Altice Portugal, um conjunto de medidas”, entre elas a abertura de novos ‘call center’ “para beneficiar de recursos humanos disponíveis noutras regiões”, apontando o caso de Coimbra, aberto na semana passada, e de Beja, que abrirá em janeiro.

Aponta igualmente a “formação e contratação de novos profissionais”, perfazendo um total de 5.000, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano, e a “diversificação das categorias dos profissionais e das respetivas tarefas para otimizar o atendimento na linha”.

Foram, ainda, revistos alguns algoritmos “para elevar a sua eficiência” e que houve uma “adoção mais alargada de soluções de atendimento automatizado”.

“Estas intervenções, em especial as de natureza tecnológica, foram intensificadas durante a quadra natalícia. Todavia, contamos que após o Natal a pressão sobre a linha continue a crescer, pelo que prosseguiremos a adoção de todas as medidas de emergência que contribuam para salvaguardar a qualidade do serviço”, acrescenta a instituição.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
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