Valorização da carreira de Enfermagem em discussão

Sindicato dos Enfermeiros – SE reúne hoje com Ministério da Saúde

O Sindicato dos Enfermeiros – SE reúne esta manhã com o Ministério da Saúde. Uma reunião que, no entender do presidente do SE, Pedro Costa, deve ter como principal ponto de discussão a conclusão do Processo Negocial mantido com a anterior equipa ministerial desde 25 de maio deste ano, nomeadamente assegurando a contagem de todos os pontos para efeitos de progressão na carreira, independentemente de os Enfermeiros terem evoluído ou não em termos de categoria.

"A valorização da carreira de Enfermagem só será efetiva se todos os enfermeiros virem a sua avaliação contada por inteiro", afiança Pedro Costa. O presidente do SE recorda que, de acordo com a última reunião, o Ministério da Saúde "pretende implementar um sistema de avaliação em que os enfermeiros são prejudicados porque decidiram investir na sua formação profissional".

"Não podemos aceitar uma injustiça destas, creio que até inédita na Administração Pública, que é ter profissionais com menos qualificações a progredirem muito mais rapidamente do que aqueles que se especializaram e investiram na sua formação", adverte Pedro Costa. Para o presidente do SE, "não é assim que se valoriza os enfermeiros, não é desta forma que se dignifica a carreira e, sobretudo, não é esta a forma certa de motivar um conjunto significativo de enfermeiros que aguardam quase há vinte anos para progredirem na carreira por via da avaliação de desempenho".

Essas preocupações, bem como a necessidade de valorizar o capital humano do SNS ou a dignificação da carreira de enfermagem, são outros dos aspetos que, no entender do Sindicato dos Enfermeiros – SE, deverão ser levados em conta pela nova equipa ministerial.

"Nenhum Governo será capaz de verdadeiramente reformar o Serviço Nacional de Saúde sem envolver os seus profissionais e, mais concretamente, os enfermeiros", sustenta o dirigente do SE.

 

Fonte: 
MS Impacto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sindicato dos Enfermeiros - SE