4 de maio

Sindicato dos Enfermeiros participa na Conferência Parlamentar "O Êxodo dos Profissionais de Saúde do SNS"

O Sindicato dos Enfermeiros – SE participa amanhã, 4 de maio, na Conferência Parlamentar “O Êxodo dos Profissionais de Saúde do SNS”. Esta será uma excelente oportunidade para, mais uma vez, o SE dar nota dos constrangimentos com que se debatem muitos enfermeiros e a desmotivação transversal a todos os profissionais, que têm sérios reflexos no abandono profissional, tanto por via da emigração como pela via da mudança de trabalho.

A conferência é organizada pelo Grupo Parlamentar do PSD e procura ouvir representantes das várias profissões da área da Saúde. “É importante recolher a opinião de quem está no terreno todos os dias, de quem sente as dificuldades e diariamente tem de encontrar soluções para fazer face à escassez de recursos humanos”, frisa o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa.

O presidente do SE irá integrar o debate alargado a várias estruturas sindicais e que será moderado pela vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Clara Marques Mendes.

Recorde-se que, de acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), só no ano de 2022 saíram mais de três mil profissionais de saúde do SNS, sendo que 1.782 eram enfermeiros.

Pedro Costa salienta que “Portugal continua a ter muitas dificuldades para reter os enfermeiros que se formam no País”. E isso, diz, tem reflexos nos índices de emigração. “Todos os anos um terço dos estudantes que termina a formação em Enfermagem emigram à procura de melhores condições de trabalho, um valor que o Sindicato dos Enfermeiros quer ver reduzido de forma substancial, pois trata-se de enfermeiros com uma formação diferenciada e que fazem falta no SNS”.

 

Fonte: 
MS Impacto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sindicato dos Enfermeiros - SE