Reunião com Secretaria de Estado da Saúde e do Desporto

Sindicato dos Enfermeiros obtém do Governo Regional dos Açores garantia de correto reposicionamento dos enfermeiros da região

O representante do Sindicato dos Enfermeiros – SE nos Açores, Eduardo Bernardino, reuniu com o Diretor Regional de Saúde Pedro Paes para aferir a aplicação do Decreto Legislativo Regional n.º 22/2023/A, de 15 de junho. “Ficou patente que existe preocupação, mas, acima de tudo, vontade em resolver problemas básicos da carreira dos Enfermeiros na região, antes de passar para qualquer passo posterior, como será o caso do pagamento de retroativos”, explica o representante do SE naquela região.

Eduardo Bernardino faz um balanço positivo desta reunião, salientando que “foi assumido pelo Diretor Regional que é urgente assegurar, neste momento, que todas as instituições de saúde da região se encontram a realizar o correto posicionamento remuneratório e correspondente transição para a respetiva posição justa na tabela remuneratória”. Para que tal suceda de forma célere e sem sobressaltos, o dirigente do SE sublinhou a disponibilidade do Sindicato dos Enfermeiros para acompanhar esta situação e ajudar a identificar eventuais irregularidades, trabalhando com o governo regional para a respetiva resolução de forma cooperativa e consolidada”.

“Este é um passo muito positivo e que mostra uma atitude diferente daquela que tem sido a postura do Ministério da Saúde, no território continental, pois há uma verdadeira abertura para o diálogo”, frisa Eduardo Bernardino.

Segundo este dirigente, “ficou assumido que todos os Enfermeiros do Sistema Regional de Saúde do arquipélago dos Açores serão abrangidos aplicação do Decreto Legislativo Regional n.º 22/2023/A e respetivo reposicionamento”.

Defendendo que “é positivo este passo para um melhor futuro na profissão, mas ainda melhor que seja feito de forma ponderada e para que ninguém fique excluído deste processo negocial”.

As duas estruturas vão voltar a reunir no final de outubro, em data ainda a agendar.

 

 

Fonte: 
Sindicato dos Enfermeiros - SE
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sindicato dos Enfermeiros - SE