Falar de Sexualidade já não é um tabu

‘Sexualidade em pessoas com deficiência’ marca estreia da nova temporada das Pfizer Talks

“Por inúmeros estigmas, muitas vezes, a sexualidade da pessoa com deficiência não é considerada. Pensa-se que, pelo facto de as pessoas com deficiência serem mais dependentes fisicamente, não têm autonomia sobre as suas decisões e isso tem um impacto enorme, nomeadamente na vida sexual. O conceito de dependência e autonomia tem de ser muito bem distinguido”.

Este é um excerto da conversa com a convidada Catarina Oliveira, palestrante e criadora da página de Instagram “Espécie rara sobre rodas”, que deu o seu testemunho no primeiro episódio da 6ª temporada das Pfizer Talks, dedicada a combater mitos e tabus sobre alguns tópicos dentro do complexo mundo da sexualidade.

Atualmente, falar de sexualidade já não é propriamente um tabu. Porém, existem ainda muitas questões que não são abordadas no quotidiano e que geram ainda muitas dúvidas e desinformação. Da necessidade da criação de um espaço onde sejam abordados estes e outros temas da atualidade, nasceu assim, o projeto de literacia ‘Pfizer Talks’, com o objetivo de promover conversas informais com convidados de diversas áreas.

Desta vez, os convidados foram desafiados a partilhar a sua perspetiva e experiência em conversas sobre orientação sexual, sexualidade nas diferentes fases da vida, tabus e desinformação da sexualidade, entre outros. Reflexões simples e descomplicadas que pretendem abordar assuntos controversos e delicados, com o objetivo de informar a sociedade com consciência e sensibilidade.

Os episódios da 6ª temporada das Pfizer Talks serão disponibilizados semanalmente através do Youtube e redes sociais da Pfizer Portugal. Esta nova temporada encontra-se também disponível em formato de Podcast.

Fonte: 
Wisdom Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pfizer Portugal