Sessão de boas-vindas a novos médicos internos
O evento decorreu no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã e foi conduzido pela Diretora do Internato Médico, Prof. Doutora Arminda Jorge, que destacou a importância do compromisso e da responsabilidade dos novos médicos nos cuidados de saúde hospitalares e nos cuidados de saúde primários. A seu cargo esteve também a apresentação das orientações e procedimentos inerentes ao internato, a estrutura das equipas, formações programadas, entre outras.
Marcaram presença nesta iniciativa o Presidente do Conselho de Administração, Prof. Doutor João Marques Gomes, as diretoras clínicas, Dra. Rosa Maria Ballesteros (cuidados de saúde hospitalares) e Dra. Filipa Quinteiros Pinto (cuidados de saúde primários), o Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde/CACB, Prof. Doutor Miguel Castelo Branco, vários diretores de serviço e representantes da Comissão de Internos.
A sessão incluiu a transmissão ao vivo da Cerimónia Nacional de Acolhimento dos Novos Internos 2025, realizada pela ULS de Santa Maria e o Centro Académico de Medicina de Lisboa, diretamente do Auditório João Lobo Antunes na FMUL.
O Internato Médico é uma etapa fundamental da formação, permitindo aos médicos desenvolver competências teóricas e práticas essenciais. Enquanto o primeiro ano oferece uma visão ampla dos serviços hospitalares e dos cuidados de saúde primários, a formação especializada, com duração de 4 a 6 anos, aprofunda o conhecimento técnico e clínico, preparando-os para os desafios da prática médica avançada.