Iniciativa surge depois do sucesso do podcast “A Verdade Sobre o Peso” que visa desmistificar a obesidade

Sensibilização para a obesidade ganha nova forma com lançamento do e-book “A Verdade Sobre o Peso”

Como forma de assinalar o início de um novo ano, a Novo Nordisk lança o e-book “A Verdade sobre o Peso”, para ajudar a esclarecer e alertar para o impacto que a obesidade tem na nossa saúde, abolir estigmas e incentivar a procura de acompanhamento médico. Um projeto que conta com o apoio da ADEXO – Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal, da SPEO – Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e da SPEDM – Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.

O ano 2022 foi marcado pelo lançamento do podcast “A Verdade sobre o Peso”, no âmbito da campanha “Mude o Ritmo da Sua Vida”, que contou com um tema original da autoria da cantora Ana Bacalhau: ‘Eu Vou’. A apresentadora de televisão Vanessa Oliveira e a médica de medicina geral e familiar Margarida Santos foram as anfitriãs e receberam, ao longo de vários episódios, diversos convidados que, em conversas informais, foram partilhando testemunhos e experiências, pessoais e profissionais, relativos à luta contra a obesidade. José Carlos Malato, apresentador de televisão; Cátia Goarmon, a chef mais conhecida como “Tia Cátia”; Rui Marques, criador da página nas redes sociais “A Pitada do Pai” e autor de um blog com o mesmo nome; Ágata Roquette, nutricionista; Júlio Machado Vaz, médico psiquiatra e sexólogo; Susana Henriques, personal trainer; Joana Menezes, médica endocrinologista; Carlos Oliveira, presidente da ADEXO e Ana Bacalhau, foram os convidados que deram voz à causa que agora se materializa neste livro em formato digital e disponível a todos.

“A obesidade afeta uma parte importante da população e ainda há quem pense que ter esta doença depende apenas da força de vontade. “A Verdade sobre o Peso” foi um podcast que veio desmistificar várias ideias que perpetuam o estigma e a culpa associados a esta patologia, e consegue fazê-lo de forma leve e descomplicada. O e-book surge agora como um excelente guia para ter sempre à mão.”, afirma a Dra. Margarida Santos.

“Durante este ano tive o privilégio de entrevistar pessoas dos mais variados quadrantes e que, à sua maneira, vêem a obesidade de formas diferentes. Todos juntos, podemos fazer a diferença e ajudar quem vive com obesidade. Neste livro eletrónico podemos encontrar várias respostas às perguntas, por vezes difíceis, que as pessoas têm.”, comenta Vanessa Oliveira.

O e-book “A Verdade sobre o Peso” compila assim nove conversas inspiradoras que pretendem ajudar a compreender melhor a obesidade. O que é a doença? Como viver com ela? Quais as causas? Qual o impacto psicológico, intrapessoal e interpessoal que pode ter? Qual a verdade por detrás de mitos? Que estratégias podem ser seguidas para a gerir? E ainda, qual a importância do acompanhamento médico multidisciplinar são alguns dos tópicos que podem ser lidos.

A obesidade é uma doença complexa e multifatorial despoletada por diversas causas – desde a genética ao estilo de vida. Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia, é a segunda maior causa de morte no mundo e o maior desafio global em termos de doenças crónicas. O acompanhamento médico é fundamental para o seu controlo, não tendo de ser um caminho solitário.

Oiça o podcast “A Verdade Sobre o Peso” disponível em www.averdadesobreopeso.com, no Spotify, Youtube, Google Podcasts e Apple Podcasts.

E consulte o e-book disponível aqui.

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Novo Nordisk