ESEnfC

Seminário Internacional “Erradicação da Violência sobre as Mulheres”

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) leva a efeito, amanhã à tarde, o Seminário Internacional “Erradicação da Violência sobre as Mulheres - Um desafio para todos/as!”

Organizado pela ESEnfC, no âmbito do Projeto (O)Usar & Ser Laço Branco, o evento (em formato de webinar), que pretende assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Violência contra as Mulheres, começa por tratar a questão da “Violência sexual na adolescência: sexismo, um fator de risco”, tema da intervenção (17h00) do professor da ESEnfC, Armando Silva.

Segue-se (17h20) a comunicação de Alexandra Silva (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres), intitulada “Violência sexual masculina contra mulheres e raparigas: prevenção e combate à luz da Convenção de Istambul”.

“Vulnerabilidades para violência em jovens/adolescentes” (17h45) e “Menos violência, mais igualdade: desafios e oportunidades na Itália após a pandemia” (18h15) são as preleções finais, a proferir, respetivamente, por Lúcia Penna (Universidade Federal Rio de Janeiro, Brasil) e por Andrea Santoro e Annina Lubbock (Associazione Cerchio degli Uomini, Itália).

Reunir profissionais com experiência de intervenção em diversos públicos na área de violência sobre mulheres, partilhar experiências em contextos multiculturais e disseminar o conhecimento sobre a intervenção na área da violência sobre as mulheres, perspetivando modos de atuação, são objetivos deste encontro, cujo encerramento (18h50) está a cargo da Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes.

O Seminário Internacional “Erradicação da Violência sobre as Mulheres - Um desafio para todos/as!” insere-se, ainda, no plano de atividades previstas pela ESEnfC para o ano de 2020, no âmbito do Ano Internacional do Enfermeiro e do 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale.

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser obtidas no sítio do evento na Internet, em www.esenfc.pt/event/seminarioviolencia2020.

Fonte: 
ESEnfC - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay