Seis meses de "Ligue antes, salve vidas" com balanço positivo

Volvidos seis meses, destacam-se os resultados positivos já alcançados. Dos mais de 116 mil contactos feitos por utentes da ULSAS com o SNS24:
- Mais de metade (55%) resultaram em encaminhamento para os cuidados de saúde primários, tendo sido realizadas cerca de 52.600 consultas;
- 37% foram encaminhados para serviços de urgência da ULSAS;
- 8% ficaram em autocuidados.
Analisando as admissões nos serviços de urgência da ULSAS (geral, pediátrica e ginecológica e obstétrica) neste período, verifica-se que a grande maioria dos utentes foi referenciado (SNS24, INEM, Cuidados de Saúde Primários, Hospital, entre outros), fixando-se em 23,6% a taxa de utentes que chegaram por meios próprios.
O caminho até aqui percorrido e as etapas alcançadas não seriam possíveis sem o apoio do Ministério da Saúde, e em concreto da Direção Executiva do SNS e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (e da equipa do SNS24), mas devem-se também, sem dúvida, ao empenho, profissionalismo e envolvimento dos profissionais dos serviços de urgência e dos cuidados de saúde primários da ULSAS, particularmente louváveis num contexto difícil como é a época do inverno.
Esta dedicação e compromisso dos profissionais tem reflexo em inúmeras vertentes, das quais destacamos a significativa taxa de encaminhamento de utentes triados com a pulseira “azul” ou “verde” para os cuidados de saúde primários (perto dos 16% no conjunto das três urgências, no acumulado dos seis meses, e que no caso do Serviço de Urgência Geral tem rondado os 30% desde o início deste ano), fruto do trabalho e esforço acrescidos dos profissionais de enfermagem e dos assistentes técnicos das urgências hospitalares.
De destacar, ainda, o facto de as unidades de cuidados de saúde primários, de forma voluntária, estarem a dar resposta em doença aguda, por via do LASV, também a utentes sem equipa de família. A média de utilização diária de consultas abertas nos CSP ronda as 780 em dias úteis e as 100 aos fins de semana e feriados.
Tratando-se de uma mudança cultural e comportamental é de esperar que os resultados venham a ser cada vez melhores, fruto de um processo contínuo que requer avaliações permanentes e introdução de eventuais melhorias.