Projeto nacional de investigação destaca a importância da literacia em saúde

“Saúde que Conta” é finalista do Top Health Awards

O projeto “Saúde que Conta”, uma iniciativa de investigação nacional que pretende contribuir para o debate público através da análise do papel do cidadão na gestão da sua própria saúde e bem-estar, é finalista da 1.ª edição do Top Health Awards. Trata-se de uma iniciativa da responsabilidade científica da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), com o apoio da Lilly Portugal, que este ano avança com a 9.ª edição.

Coordenado por Ana Escoval, investigadora da ENSP NOVA, com a participação científica de Ana Rita Pedro, investigadora também da ENSP NOVA, o “Saúde que Conta” foi nomeado como um dos quatro finalistas na categoria “Literacia em Saúde”, entre 148 candidaturas recebidas e segmentadas entre Literacia em Saúde; Integração de Cuidados; Tecnologia e Dados ao Serviço da Saúde e Sustentabilidade Social.

O “Saúde que Conta” é uma iniciativa que, desde 2010, aborda temas com impacto na comunidade, nos custos em saúde e na economia, contribuindo para uma maior informação, acompanhamento, apoio e literacia em saúde.

No passado dia 20 de fevereiro, Ana Rita Pedro teve a oportunidade de reunir com o júri e defender o projeto eleito para possível vencedor desta primeira edição dos TOP Health Awards, numa cerimónia de entrega de prémios agendada para o próximo dia 21 de março, na Associação Comercial de Lisboa.

Os Top Health Awards têm como missão reconhecer e premiar o talento e projetos desenvolvidos em saúde que contribuam para criar mais valor de forma inovadora e colaborativa entre os vários interlocutores da saúde, como os doentes, a sociedade e os profissionais de saúde. Contam com a parceria da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Convenção Nacional da Saúde; Universidade do Porto; Ordem dos Médicos; Ordem dos Farmacêuticos; APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica); Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH); Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB); Instituto de Medicina Molecular (iMM); Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM); RD-Portugal, Doenças Raras de Portugal; IQVIA; AMROP; Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET); Nova School of Business and Economics; Universidade Católica Portuguesa; VdA – Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados e Microsoft.

 
 
 
Fonte: 
Lilly Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Projeto