Saúde no litoral alentejano tem solução digital inovadora para Gestão de Doentes Crónicos Complexos
A ULSLA e a Inetum implementaram uma solução para apoio à equipa de Gestão de Caso com o objetivo de uniformizar a prática clínica do seguimento destes utentes, melhorar a comunicação entre os diversos intervenientes e ter informação centralizada de gestão do programa.
O novo sistema permite que todos os profissionais de saúde da ULSLA referenciem utentes para o programa de Gestão de Caso de forma mais simples e integrada. A equipa de Gestão de Caso hospitalar, que coordena e agrega as equipas comunitárias, tem agora acesso online à informação dos diferentes utentes abrangidos por este programa e à monitorização da atividade das diferentes equipas comunitárias. Os Gestores de Caso conseguem, a partir da informação solicitada nesta plataforma e funcionalidades associadas, uniformizar a prática clínica e de gestão de caso entre todos os utentes, independentemente da equipa, assim como melhorar os fluxos de comunicação, com diversos automatismos associados e gerir cuidados mais coordenados e centralizados.
"Com o Programa de Gestão de Caso, que arrancou em 2017, temos alcançado resultados muito interessantes como, por exemplo, a redução de 57 a 61% das idas ao serviço de urgência do hospital e uma redução de 52 a 60% dos internamentos.” destaca Cátia Albino, Médica coordenadora da equipa hospitalar.
“A implementação desta solução com a Inetum permitiu a informatização deste processo e acrescentou melhorias significativas à eficiência deste programa com o objetivo de aumentarmos o número de utentes abrangidos. Promoveu uma uniformização da prática clínica e da gestão de caso, minimizando eventuais assincronias entre equipas. A equipa de coordenação do programa passou a ter acesso online permanente à informação essencial de cada caso, permitindo uma monitorização em tempo real da atividade das equipas comunitárias, assim como do seguimento dos casos referenciados – se são admitidos no programa ou rejeitados, se estão a cumprir os indicadores de acompanhamento, entre outros”, refere Adelaide Belo, Coordenadora do Programa de Gestão de Caso.
A solução disponibiliza ainda uma WebApp para o utente, ou seu cuidador, para acompanhamento das consultas, dos atos agendados, do plano de toma de medicação, do plano individual de cuidados, entre outros. Promove-se assim uma maior adesão do utente ao plano de cuidados e maior orientação nos diversos agendamentos com o sistema de saúde.
“Uma visão centralizada do utente entre todas as unidades de saúde da ULSLA é essencial para uma boa e eficiente Gestão de Caso, com vista a uma atenção mais próxima, coordenada e centralizada. Esta solução representa um salto qualitativo no acompanhamento proativo do utente e no dia a dia dos enfermeiros de Gestão de Caso. Acedemos agora mais facilmente à informação essencial para acompanhamento do doente, com alertas para contactos em falta e em qualquer lugar”, reforça Vítor Gomes, Gestor de Caso da equipa do Centro de Saúde de Odemira.”
Pedro Gomes Santos, CEO da Inetum Portugal, refere que “a Inetum tem quatro alianças estratégicas a nível global e foi com muito entusiasmo que implementámos, com recurso a soluções Microsoft, um projeto diferenciador, que contribui com benefícios notórios quer para o Sector Público, através da redução da sobrecarga no Sistema de Saúde, quer para o Cidadão, através de um acompanhamento mais próximo e coordenado da sua saúde.”