Os mitos da alimentação

“A Roda Anti Cancro” é o tema do novo episódio de “Cancro sem Temor”

Já está disponível o sétimo e último episódio do podcast “Cancro sem Temor”, iniciativa do IPO Porto. Com o tema “A Roda Anti Cancro”, a conversa aborda a roda dos alimentos, conselhos e estudos que todos conhecemos e relacionam diretamente o tipo de alimentação como forma de uma vida mais saudável. Além de desmistificar alguns dos mitos alimentares e esclarecer as virtudes das dietas da moda.

Paula Alves, nutricionista e Diretora do Serviço de Nutrição do IPO Porto, Ana Paula Santos, endocrinologista do IPO Porto e o José António Baldaia, doente de cancro de Cabeça e Pescoço, são os intervenientes deste episódio, onde partilham as suas experiências e a importância de adotação de um estilo de vida saudável para ajudar a prevenir o cancro e a diminuir a mortalidade.

Durante o episódio, José António Baldaia testemunhou a sua vivência após o diagnóstico de um tumor na língua e na faringe, em outubro 2020. “Procurei sempre ser independente”, diz o doente que nunca baixou os braços, dedicando-se à agricultura biológica e adotando sempre estratégias de forma a ultrapassar as dificuldades sentidas nas refeições e na comunicação com os outros.

“Não existe uma alimentação saudável que funcione para todos e esta vivência da patologia, temos de ver qual o contexto vivido e dento do padrão saudável, o que é que pode ser adotado”, alerta a nutricionista Paula Alves, acrescentando que “a leitura dos rótulos é fundamental”.

A relação da obesidade com o cancro foi um dos pontos explorados pela endocrinologista Ana Paula Santos, que aproveitou para deixar o aviso: “Mesmo nas pessoas com índice de massa corporal normal com peso normal, a gordura abdominal é importante porque aumenta o risco de ter cancro.”

“Cancro sem Temor” é um projeto do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
IPO Porto