Campanha digital assinala o Dia Mundial do Tabaco

RESPIRA e VitalAire reforçam parceria para promover o conhecimento sobre a DPOC

A Respira - Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e outras Doenças Respiratórias Crónicas e a VitalAire, no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, reforçam a sua parceria com o objetivo de promover a literacia sobre a DPOC e capacitar a população mais jovem para a prevenção desta doença crónica evitável, através das redes sociais.

A Respira - Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e outras Doenças Respiratórias Crónicas e a VitalAire, no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, reforçam a sua parceria com o objetivo de promover a literacia sobre a DPOC e capacitar a população mais jovem para a prevenção desta doença crónica evitável, através das redes sociais.

A DPOC é uma doença respiratória crónica, que se caracteriza pela limitação crónica do fluxo de ar, falta de ar/dispneia, tosse, pieira e aumento da produção de expetoração, sintomas que podem limitar a capacidade da pessoa para realizar as atividades diárias normais. O tabagismo é o fator de maior risco para se desenvolver a doença, sendo que 20% de todos os fumadores desenvolvem DPOC. 

O aumento da comunicação digital sobre a doença permite atuar numa vertente preventiva e de consciencialização para as principais causas da doença, como a poluição e o consumo de tabaco - em particular junto da população mais jovem e ativa, onde este hábito é ainda muito significativo com o objetivo de contribuir para a construção da 1ª Geração Sem Fumo (de acordo com um Estudo de 2012, aos 15 anos, 12,3% dos rapazes e 8,6% das raparigas consomem tabaco regularmente e 6,1% dos rapazes e 4,0% das raparigas consomem tabaco ocasionalmente).                     

“O tabagismo pode e deve ser encarado como doença, que precisa ser prevenida e tratada. Como tal, enquanto Associação de referência na área respiratória, só nos podemos congratular pelas novas medidas antitabaco, no entanto, os decisores políticos e autoridades de saúde não se podem abster da responsabilidade de criarem condições para que os fumadores possam efetivamente deixar de fumar, como  investir no combate das listas de espera de consulta de cessação tabágica, que ultrapassam os quatro meses, aumentando o número de consultas e em horários de funcionamento mais flexíveis ou em pós laboral e, claro, a comparticipação de medicamentos para deixar de fumar. 

Com o reforço da nossa parceria com a VitalAire, iremos conseguir aumentar a nossa comunicação e sensibilização digital para as doenças respiratórias evitáveis e com grandes comorbilidades e elevada mortalidade, como a DPOC, junto da população mais jovem e lutar pela defesa dos direitos dos doentes respiratórios crónicos, fazendo maior pressão política e social e levando a nossa mensagem e missão a um maior número de pessoas, pois nas redes sociais quebra-se a barreira física e geográfica ”, explica Isabel Saraiva, Presidente da RESPIRA.

“O apoio aos pacientes respiratórios crónicos é a prioridade da VitalAire. Tendo os pacientes no centro de tudo o que fazemos, o desenvolvimento de iniciativas que os possam capacitar para uma melhor gestão da sua doença e terapia, contribuindo para a sua qualidade de vida, faz parte do nosso propósito. É por isso que estamos, uma vez mais, ao lado da RESPIRA, com um enorme respeito e apreço pela sua missão. Por esta ocasião, destacamos a sua iniciativa de proporcionar os melhores conteúdos para a sua comunidade de facebook, reforçando uma parceria de longa data no apoio aos pacientes respiratórios crónicos” afirma Jorge Correia, Diretor Geral VitalAire Portugal

Fonte: 
Guess What
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay