RESPIRA comemora o 9º aniversário
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma doença subdiagnosticada e subtratada em Portugal. Grande parte da população quando é diagnosticada desconhece por completo a doença e a forma como terá que se adaptar à nova condição. Foi com o objetivo de contribuir para o conhecimento, prevenção e tratamento das doenças crónicas e para a promoção e defesa dos direitos dos doentes que há nove anos a RESPIRA foi fundada.
Segundo dados do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da Direcção-Geral da Saúde a DPOC é, atualmente, considerada a 4ª causa de morte no mundo e um problema de saúde pública em Portugal. Afeta cerca de 800 mil portugueses e apesar de ser muitas vezes apontada como uma doença associada aos mais idosos, estima-se que 50% dos doentes tenham menos de 65 anos. Especialistas apontam a exposição ao tabaco como a primeira causa da DPOC.
A Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas – RESPIRA, foi legalmente constituída a 9 de Fevereiro de 2007. Desde a sua fundação desenvolveu várias campanhas de sensibilização com o objetivo de promover a melhoria das condições de vida das pessoas com doenças respiratórias crónicas, incrementar hábitos saudáveis e prevenir o tabagismo, e ainda apoiar o desenvolvimento de programas de promoção da saúde respiratória e criação brochuras ou guias práticos de apoio à família, cuidadores e pessoas portadoras de DPOC.