Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de Maio

Respira alerta para os malefícios do tabaco

A principal causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é o tabaco. Para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de Maio, a RESPIRA desafia-o a fazer um teste para que perceba como é difícil o tão simples acto de respirar!

A RESPIRA, Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas, fundada em 2007, tem como um dos objectivos promover o conhecimento sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Assim, para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, a Associação desafia-o a fazer um teste para que perceba como é difícil o tão simples acto de respirar! É necessário apenas um minuto da sua atenção. Para isso apenas tem de arranjar uma palhinha e seguir as instruções:

A principal preocupação da Associação centra-se nas pessoas com doenças respiratórias crónicas, na melhoria das suas condições de vida e na promoção de hábitos saudáveis. Para tal, apoia e fomenta programas de promoção da saúde respiratória e prevenção do tabagismo, a principal causa de DPOC, uma doença de carácter progressivo, normalmente associada aos hábitos tabágicos, com índices de 20% de probabilidade dos fumadores contraírem esta doença. A DPOC afecta 44 milhões de pessoas na Europa e estima-se que seja a 3ª causa de morte em 2030.

A DPOC é uma doença respiratória crónica e progressiva que vai retirando gradualmente, a capacidade de respirar. A partir dos 40 anos, fumadores e ex-fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas muitos ignoram os sintomas e permanecem sem diagnóstico. Caracterizada por falta de ar (dispneia), tosse e aumento da produção de expectoração, dificulta a realização de tarefas diárias banais como, por exemplo, conduzir ou subir escadas, fazer a cama ou fazer a higiene diária. Com a progressão da doença a falta de ar manifesta-se até durante os períodos de descanso. 

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.