Impacto da pandemia da covid-19 em análise neste relatório

Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias apresentado no XIV Congresso da FPP

A Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) vai realizar o XIV Congresso da FPP nos dias 28 e 29 de setembro, das 10h00 às 17h00 e das 9h00 às 17h45, respetivamente, nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. No evento, que irá decorrer em formato híbrido, será apresentado o Relatório Anual das Doenças Respiratórias.

José Alves, Presidente da FPP, explica que “o Congresso será um espaço de debate sobre o atual panorama da saúde respiratória em Portugal. Haverá oportunidade de abordar as soluções mais inovadoras nesta área, como a telemedicina e a investigação epidemiológica.” O especialista acrescenta que “as diferentes contribuições terapêuticas, seja fármacos ou outros métodos, serão também objeto da nossa atenção”.

O primeiro dia do Congresso será marcado pela apresentação das principais conclusões do XVI Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, que permitirá perceber o atual estado das doenças respiratórias a nível nacional. Estes números, referentes ao período entre 2018 e 2022, permitirão uma análise do impacto da pandemia da covid-19 na saúde respiratória dos portugueses.  A cessação tabágica e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) são outras das temáticas que vão estar em reflexão no mesmo dia.

No segundo dia do evento serão abordados temas como os cuidados de saúde respiratórios domiciliários e o impacto do amianto na saúde respiratória. Além disso, serão apresentados os dados do estudo de avaliação respiratória dos Sapadores Bombeiros de Lisboa.

A abertura da conferência ficará a cargo de Miguel Guimarães, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, e o encerramento será realizado por Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

O evento dirige-se a profissionais de saúde e realiza-se em formato presencial e virtual. O programa pode ser consultado aqui.

 

Fonte: 
Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock