Cirurgia íntima

Rejuvenescimento vaginal é uma prática cada vez mais comum entre as portuguesas

É cada vez mais crescente a preocupação das mulheres portuguesas com a estética das suas regiões íntimas. Muitas vezes a autoestima da mulher é alterada devido à sua zona genital, afetando mesmo a sua vida íntima com o parceiro.

Neste sentido, ao nível da cirurgia íntima da mulher, é possível realizar aperfeiçoamentos e ter como resultado final uma harmonização da zona genital. Consequentemente, devido a este rejuvenescimento vaginal, também a vida íntima da mulher acaba por melhorar dado que passam a sentir-se melhor com o aspecto da sua região genital, podendo inclusive retirar maior prazer na sua relação sexual.

Segundo o cirurgião plástico Dr. David Rasteiro “O tamanho excessivamente grande dos pequenos lábios vaginais ou uma assimetria visível e desconfortável entre os mesmos são exemplos de deformidades que se podem solucionar com uma labioplastia. São casos bastante comuns nas mulheres portuguesas que acabam por culminar em problemas de autoconfiança”.

Para a correção da hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios ou assimetrias, recorremos à labioplastia que não carece de ausência laboral. O Dr. David Rasteiro refere ainda que “no caso de uma assimetria pode ser possível diminuir um dos lábios para que se equipare ao outro”. A labioplastia é uma cirurgia que dura cerca de uma hora na qual um cirurgião recorre a anestesia local em regime ambulatório.

Importa referir que os resultados da labioplastia são vitalícios e por se tratar de uma mucosa a cicatrização dos lábios é fácil e quase impercetível.

Os cuidados a ter no pós-operatório passam pelo cuidado com a higiene da região. Para uma recuperação plena, uma paciente deverá pausar atividade sexual de quatro a seis semanas e poderá retomar findo este período. A restrição da atividade desportiva é curta - apenas 10 dias.

Outra zona passível de correção são os grandes lábios vaginais. Por vezes os grandes lábios são demasiado volumosos, outras vezes os grandes lábios estão com alguma atrofia e é possível fazer a sua reconstrução estética.  Para o Dr. David Rasteiro “dependendo do caso podemos aumentar ou reduzir os grandes lábios. O objetivo é harmonizar a região íntima da mulher e que os grandes lábios cubram os pequenos lábios corretamente”.

Por um lado, podemos recorrer ao lipofilling para aumentar os grandes lábios. A gordura aumenta o volume em casos em que os grandes lábios estejam atrofiados. Em caso de um excesso de pele ou volume é então indicada a cirurgia de redução dos grandes lábios. Mais uma vez o pós-operatório é importante com atenção na higiene da região. A paciente deverá abster-se de relações sexuais por quatro a seis semanas.

Existem outros procedimentos cirúrgicos complementares como a clitoriopexia (redução do capuz clitoriano se excesso de pele sob o clitóris), a vaginoplastia para redução do introito vaginal (entrada do canal vaginal) ou a colporrafia para redução do canal vaginal.

Já a cirurgia de redução do monte de Vénus é indicada para pacientes que tenham gordura acumulada na região púbica que se consegue retirar através de lipoaspiração. Realizada sob anestesia local ou geral, dura aproximadamente 45 minutos onde é feita uma pequena incisão de 5mm abaixo da linha do biquíni, tornando-se discreta, e podendo ficar mesmo impercetível. Não necessita de internamento e apenas deverá retomar a atividade física uma a duas semanas após a cirurgia.

Não obstante, existem algumas alternativas não cirúrgicas para rejuvenescimento vaginal e reabilitação do pavimento pélvico que melhoram a elasticidade e tonicidade desta área. A radiofrequência é uma aliada neste sentido e que se complementa com a cirurgia íntima.

Fonte: 
Joinpr
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay