Iniciativa decorreu no Unisana Hospitais - Hospital do Oeste Soerad

Realizados 170 rastreios gratuitos de diabetes e retinopatia diabética em Torres Vedras

A Unisana Hospitais realizou 170 rastreios gratuitos de diabetes e de retinopatia diabética no Hospital do Oeste Soerad, em Torres Vedras, no Dia Mundial da Diabetes. A iniciativa inseriu-se na política de responsabilidade corporativa do grupo hospitalar e permitiu avaliar situações de diabetes e avaliar o estado da saúde ocular dos clientes, contribuindo para uma prevenção adequada das doenças. Com a realização de retinografias e de testes de glicémia foi possível identificar 10 casos, os quais foram alvo de aconselhamento e podem agora beneficiar de um tratamento adequado.

A diabetes é uma doença crónica em que o corpo não consegue regular bem os níveis de açúcar no sangue, seja por falta de insulina ou porque esta não funciona corretamente. Esta situação pode causar graves problemas de saúde a longo prazo, mas, com tratamento e cuidados adequados, é possível assegurar qualidade de vida.

Já a retinopatia diabética é uma condição ocular causada pela diabetes, afetando a retina (o fundo do olho) e podendo levar a perda de visão ou mesmo cegueira. Esta doença surge devido a alterações nos vasos sanguíneos da retina, sendo o risco de progressão diretamente ligado ao controlo da diabetes. O diagnóstico é feito através de exames como oftalmoscopia, retinografia (fotografia do fundo ocular), e exames complementares, como angiografia e tomografia.

Na fase inicial, a retinopatia diabética é assintomática e pode progredir sem sinais visíveis. O rastreio permite identificar precocemente lesões ou anomalias, mesmo antes de surgirem sintomas, permitindo intervenções eficazes para proteger a visão e evitar complicações graves. Combinado com outros métodos de prevenção, o diagnóstico precoce é a melhor abordagem para controlar a retinopatia diabética.

Fonte: 
Unisana Hospitais
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Unisana Hospitais