Pulido Valente entre as instituições apoiadas com nova viatura

Criada em 2008, a iniciativa Frota Solidária tem por objetivo promover a mobilidade, a inclusão social e o combate ao isolamento e à desertificação, através da atribuição de viaturas adaptadas a instituições que atuam junto dos públicos mais vulneráveis. Ao longo de 17 anos, a Frota Solidária já atribuiu 280 viaturas, concretizando uma devolução de cerca de 4,8 milhões de euros à sociedade civil, que consignou este valor à Fundação Montepio a partir das declarações de IRS.
Na cerimónia, Virgílio Boavista Lima, presidente da Fundação Montepio, destacou a preocupação da instituição em “combater as desigualdades sociais e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este projeto tem, por isso, um lugar de destaque na atividade da Fundação Montepio, por apoiar quem, no terreno, dá corpo à solidariedade: as instituições sociais”.
As instituições beneficiadas nesta edição atuam em 7 capitais de distrito, de Norte a Sul: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Faro, Lisboa e Viseu.
- Centro Social de Santa Cruz (Aveiro)
- Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso (Braga)
- Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa (Bragança)
- CACFF – Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão (Castelo Branco)
- NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso (Faro)
- Liga dos Amigos do Hospital de Pulido Valente (Lisboa)
- Santa Casa da Misericórdia de Loures (Lisboa)
- Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 (Vila Real)
- Santa Casa da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul (Viseu)
A Frota Solidária é o projeto mais emblemático da Fundação Montepio no domínio da responsabilidade social, refletindo o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.
O projeto é financiado a partir dos valores angariados através da consignação do IRS, permitindo que, sem qualquer custo para os contribuintes, seja possível transformar impostos em impacto social concreto, tal como a entrega de viaturas adaptadas a instituições que apoiam os públicos mais vulneráveis.
A Fundação Montepio lembra os portugueses que, ao preencherem a declaração de IRS, podem atribuir 1% à Fundação Montepio, com o NIPC 503802808, sem qualquer encargo. Desta forma, o contribuinte poderá contribuir para projetos como o Frota Solidária, que apoia instituições de todo o país.
Além da Fundação Montepio, que coordena e distribui as viaturas, a iniciativa conta com parceiros fundamentais: a Lusitania Seguros, que oferece a primeira anuidade do seguro automóvel, e a Auto Ribeiro, responsável pela adaptação técnica dos veículos.
A cerimónia de entrega, realizada no espaço atmosfera m, em Lisboa, contou com a presença de representantes do Conselho de Administração da Fundação Montepio, do Montepio Associação Mutualista, das empresas do Grupo Montepio e dos parceiros do projeto.
Mais informações sobre o projeto Frota Solidária em https://www.montepio.org/institucional/fundacao-montepio/frota-solidaria/