Dispositivo que usa a Inteligência Artificial pode ser usado por doentes com ELA para comunicarem

Protótipo de “cérebro-computador” apresentado pela primeira vez na Europa

Vasco Pedro o Co-fundador e CEO da Unbabel, apresentou esta quinta-feira, num evento organizado pelo clube RedBridge em Lisboa, o Halo, o protótipo de um “cérebro-computador” que poderá trazer voz aqueles que não conseguem se comunicar. Esta foi a primeira vez que a demonstração deste sistema foi feita na Europa e segunda vez a nível mundial, depois de ter sido revelado em São Francisco, na Califórnia.

Com sensores ligados aos braços e um auscultador, Vasco foi capaz de responder às perguntas da plateia enviadas para o seu telemóvel, sem as ler e sem pronunciar uma única palavra. Através da Inteligência artificial, Vasco ouvia a pergunta e o dispositivo apresentava-lhe respostas válidas, sendo que ao chegar à correta, bastava era contrair ligeiramente um músculo do braço para escolher o que queria dizer.

Este é um dos principais projetos liderados pela Unbabel, através do conceito de IA Responsável. Vasco acredita que a integração do ser humano com a IA será muito mais próxima e que precisamos de usá-las a nosso favor. Uma das ambições deste projeto é aumentar a capacidade de comunicação de doentes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) a expressarem-se, por exemplo. Mas, não só. O CEO da Unbabel afirma que cresceu numa casa onde a linguagem sempre foi importante. Com a mãe, professora de línguas, percebeu muito cedo que a linguagem poderia romper ou criar barreiras, tendo sido este um ponto de partida e inspiração. Com isto, ele acredita que é possível um futuro em que todos poderão comunicar entre si, independente do idioma ou da capacidade motora.

O RedBridge é um novo clube popular criado para unir investidores e empreendedores da Califórnia, Brasil e Inglaterra incentivando-os a conectarem-se e a gerar novos projetos e startups principalmente em Portugal. Com mais de 200 convidados, este RedBridge focado na importância da comunicação no mundo e na forma como nos expressamos, recebeu também a artista e ativista Jacqueline de Montaigne, autora do mural “Língua das Flores” no Largo Hintze Ribeiro, que é considerado um dos mais bonitos do mundo. A pintora revelou como nasceu o seu interesse pela arte, afirmando ter sido muito influenciada pelos seus avós. Além disto, deu também a conhecer como relaciona os diversos elementos das suas obras (que muitas vezes incluem as figuras de pássaros e natureza) e o seu sentido de responsabilidade ao personificar causas (relacionadas com clima, sustentabilidade, entre outras) nestas.

O Redbridge, fundado na primavera de 2022 por Jonathan Littman, Hugo Antonelo, Paulo Gaspar, Filipa Pinto de Carvalho e Nathan Hadlock, organiza eventos regulares em Lisboa e São Francisco e os interessados podem inscrever-se para participar nas talks — cada evento com um tema diferente (com vinho, jantar e DJ). O clube tem como ponto de partida estabelecer conexões e criar novos negócios entre Califórnia e Portugal, e aposta nas semelhanças destes – e na paixão pela inovação - para promover discussões e gerar novos negócios.

O próximo encontro RedBridge acontecerá no Chiado a 6 de julho: “Bust Out of Lisboa: Algarve 2.0”. Para saber participar nestes eventos e saber mais sobre o clube, os interessados deverão seguir a página no LinkedIn de Jonathan Littman e ficar atentos às comunicações.

Fonte: 
Unbabel
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Marie Bacelar