23 milhões de euros a 33 novos projetos de investigação em biomedicina e saúde em Espanha e Portugal

Projetos nacionais de investigação em biomedicina e saúde recebem apoio da Fundação "la Caixa"

A quinta edição do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022 dará um impulso a 33 novos projetos de investigação biomédica, 13 deles portugueses, aos quais se concede um apoio financeiro individual de até um milhão de euros.

O Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022 selecionou 33 novos projetos biomédicos e de saúde promissores promovidos por centros de investigação e universidades de Espanha e Portugal. Deste modo,  a Fundação ”la Caixa”, com a colaboração do BPI, reafirma, uma vez mais, o seu apoio a projetos de excelência que possam ter um impacto positivo na saúde dos cidadãos.

Neste quadro, atribui um total de 23,1 milhões de euros a tais projetos – 20 espanhóis e 13 portugueses –, projetos estes que serão desenvolvidos ao longo dos próximos três anos.

O Concurso, ao qual foram apresentadas nesta edição 546 propostas, tem como objetivo identificar e promover iniciativas de excelência científica e de maior potencial e impacto social, tanto em investigação de base e clínica como translacional e de inovação.

Os 13 projetos portugueses selecionados são provenientes de vários centros de investigação do país: 7 da Área Metropolitana de Lisboa, 3 da Região Norte (Porto e Braga), 2 da Região Centro (Coimbra) e 1 do Algarve.

Entre os projetos nacionais apoiados encontram-se dois projetos do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto e da Universidade NOVA de Lisboa (NMS and ITQB) e da Universidade de Coimbra. O Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), a Católica Biomedical Research Centre, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, o Instituto de Medicina Molecular, a Fundação Champalimaud o Instituto Gulbenkian de Ciência e a Universidade do Minho vêm apoiado um dos seus projetos de investigação.

 

 

 

 

 

Fonte: 
Adagietto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock