Para apoio ao desenvolvimento de negócio e comercialização de produtos inovadores

Projeto SPICE do EIT Health vai atribuir 160 mil euros a projetos portugueses

As start-ups, PMEs, hospitais, universidades e instituições de investigação na área da saúde em Portugal - e em 18 outros países da europa - têm agora a oportunidade de acelerar a introdução das suas inovações no mercado. Através do programa SPICE cada equipa terá acesso até 160.000 euros de apoio ao desenvolvimento de negócio e comercialização. O programa mobiliza a experiência e o capital da vasta rede do EIT Health, o maior ecossistema de inovadores no domínio dos cuidados de saúde na Europa, do qual os candidatos podem agora fazer parte.

Os inovadores portugueses no domínio dos cuidados de saúde têm uma nova e transformadora oportunidade de expandir os seus negócios: o programa SPICE (Strategic Partnership Initiatives for Competitive Edge). O novo programa lançado pelo EIT Health InnoStars, parte do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia. Definindo como objetivo a rápida entrada no mercado de soluções de ponta na área dos cuidados de saúde, o SPICE oferece até 100 000 euros em serviços de desenvolvimento e comercialização personalizados e em espécie, bem como 60 000 euros adicionais em mentoria e orientação especializadas para um máximo de 10 equipas.

A apresentação de candidaturas decorre até dia 31 de outubro. Neste novo programa, o EIT Health InnoStars procura empresas em fase de arranque, PMEs e outras instituições Portuguesas, bem como de 18 países da Europa Central, Oriental e do Sul abrangidos pelo Regime Regional de Inovação (RIS) do EIT, onde a taxa de inovação tende a ser mais moderada do que na Europa Ocidental e do Norte.

“O programa SPICE abre novos horizontes para os inovadores em Portugal e em toda a Europa”, afirmou Alessio Smeraldo, responsável pela criação de empresas do EIT Health InnoStars. “Ao proporcionar acesso a serviços personalizados e a orientação especializada, o SPICE permitirá aos inovadores enfrentar os desafios da comercialização no sector da saúde e obter uma vantagem competitiva no mercado. O nosso objetivo é transformar soluções de elevado potencial em empresas bem-sucedidas e escaláveis que possam prosperar no competitivo mercado europeu dos cuidados de saúde.”

Estabelecer ligações duradouras numa rede de elite

Com histórias de sucesso passadas, como a Orgavalue: fundada por estudantes de medicina no Porto, a empresa está a desenvolver um método único para a bioengenharia de órgãos humanos personalizados, descelularizando órgãos do doador e, em seguida, recelularizando a estrutura com células derivadas de pacientes. Este trabalho irá ajudar a reduzir o risco de rejeição do órgão transplantado e eliminar os resíduos de órgãos. Com o objetivo de chegar ao mercado em 2028 irá focar-se, inicialmente, nos transplantes de fígado, que representam um impacto de cerca de 8,8 mil milhões de euros.

“Uma das principais vantagens do SPICE é a oportunidade de os participantes se tornarem membros do EIT Health InnoStars, a maior rede europeia de inovação no domínio da saúde”, acrescentou Alessio Smeraldo, responsável pela criação de empresas do EIT Health InnoStars.

“A adesão a esta rede de elite dá acesso a um vasto leque de recursos a longo prazo, oportunidades de colaboração e parcerias estratégicas que são essenciais para o crescimento de uma empresa de saúde bem-sucedida. Os participantes no SPICE beneficiarão não só do apoio imediato do programa, mas também das ligações e oportunidades duradouras disponíveis através do EIT Health InnoStars.”

Os candidatos elegíveis - startups, universidades, hospitais, PME ou instituições de investigação - devem apresentar soluções inovadoras no domínio dos cuidados de saúde que tenham atingido, pelo menos, o nível 6 de preparação tecnológica (TRL 6), o que significa que as suas soluções se encontram na fase de protótipo e foram demonstradas num ambiente relevante.

Trata-se de um passo crucial para as empresas que estão prontas a ultrapassar o desenvolvimento inicial e a avançar para a aplicação e comercialização no mundo real.

Apoio abrangente para aumentar a escala

Serão disponibilizados até 100.000 euros por equipa sob a forma de serviços em espécie prestados pelos Parceiros de Implementação do SPICE, um grupo de peritos criteriosamente selecionadosem toda a Europa. Estes serviços ajudarão os participantes a enfrentar os desafios mais prementes no seu percurso até ao mercado, incluindo apoio regulamentar, validação clínica, inovação tecnológica, privacidade dos dados e estratégia de comercialização.

Para além do apoio financeiro, os participantes no SPICE beneficiarão de aconselhamento e orientação especializados, adaptados às suas necessidades específicas. Com um montante máximo de 60 000 euros atribuído por equipa, os participantes receberão orientação prática da EIT Health InnoStars Expert Pool, uma rede de profissionais de saúde de renome de toda a Europa. Esta orientação centrar-se-á na superação dos desafios únicos da expansão das inovações no domínio dos cuidados de saúde, desde a garantia de investimento até à navegação na regulamentação dos cuidados de saúde.

Fonte: 
EIT Health InnoStars
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock