Projeto liderado por investigadora da ESTESC-IPC/H&TRC é aprovado para financiamento
O plano de investigação submetido, e aprovado, foca-se no desenvolvimento de uma estratégia de tratamento de água considerada sustentável, onde o principal resultado esperado é o desenvolvimento de fotocatalisadores magnéticos à base de carbono, como os carbon quantum dots (CQDs), sozinhos ou acoplados a materiais semicondutores, para a remoção eficiente de antibióticos de efluentes por fotodegradação usando a radiação solar. Isso contribuirá, não só para o avanço das tecnologias de tratamento de água, mas também para mitigar a propagação da resistência antimicrobiana e preservar a qualidade do ambiente aquático.
De acordo com a investigadora principal, Diana Lima (ESTESC-IPC/H&TRC), “este projeto está devidamente alinhado com os objetivos da Agenda 2030, nomeadamente o objetivo 3: Boa Saúde e Bem-estar e o objetivo 6: Água Potável e Saneamento. Além disso, o plano de investigação está integrado numa instituição que tem por missão desenvolver investigação internacional de referência nas ciências ambientais e da saúde”.
A equipa do projeto é multidisciplinar, fazendo parte da equipa de investigação as investigadoras Diana Lima – investigadora principal (ESTESC-IPC/H&TRC), Ana Paula Fonseca (ESTESC-IPC/H&TRC), Carla Patrícia Silva (ESTESC-IPC/H&TRC), Nádia Osório (ESTESC-IPC/H&TRC), Marta Otero (Universidade de León) e Vânia Calisto (UA/CESAM).