Projeto fotográfico pretende trazer consciencialização social sobre a Doença de Alzheimer
Este projeto vai além das técnicas fotográficas habituais ao mergulhar nas emoções e no impacto social que a doença traz consigo. Para isso, o autor criou um livro de retratos que se traduz numa verdadeira experiência sensorial, tendo sido cuidadosamente projetado para simular a confusão mental e física que as Pessoas que vivem com Demência podem enfrentar, transportando o leitor para uma jornada única dentro dessa realidade complexa.
Ao escolher o estilo fotográfico inspirado nos grandes pintores da era renascentista barroca, Matteo di Veronesi pretendeu retratar as pessoas com sensibilidade, capturando não apenas as suas características físicas, mas também as suas histórias e conexões emocionais. Cada retrato é uma janela para o mundo dessas famílias que nos convida a contemplar a humanidade de cada pessoa retratada e a olhar para além a doença. Com esta obra honra-se o percurso de cada uma destas famílias e recorre-se ao poder da arte para provocar uma mudança social positiva, fomentando a compreensão e empatia, e contribuindo, assim, para um mundo mais inclusivo para quem vive com Doença de Alzheimer ou outro tipo de Demência e para quem os acompanha.
Os donativos recebidos através da aquisição do livro (efetuada em https://alzheimerportugal.org/donativos-gerais-2/) revertem inteiramente para a Alzheimer Portugal.
A obra será apresentada a 21 de setembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, pelas 18h30, na loja FNAC do CascaiShopping. Nesse mesmo dia e até 29 de setembro, das 10h às 23h, estará patente uma exposição sobre este projeto fotográfico no Piso 1 do referido centro comercial.
A propósito desta iniciativa, o seu autor, Matteo di Veronesi, partilha que: “Este projeto fotográfico artístico sobre a Doença de Alzheimer é um trabalho que nasce de uma motivação profundamente pessoal, baseada na experiência que vivi com a minha própria mãe. Ela lutou corajosamente contra essa doença devastadora, e essa jornada afetou intensamente toda a nossa família. Foi um período de confusão, perda e um gradual desvanecer das memórias mais queridas. O autor relata ainda: “Esse turbilhão de emoções e a necessidade de dar voz a essa realidade conduziram-me à criação deste projeto. Através da arte da fotografia, desejo consciencializar a sociedade sobre os desafios enfrentados por pacientes e famílias que lutam contra a Doença de Alzheimer. Quero mostrar através das histórias destas famílias a resiliência e a força que emergem para ajudar quem amamos”.
E Rosário Zincke dos Reis, Presidente da Direção Nacional da Alzheimer Portugal afirma: “Estamos muito gratos ao autor pelo facto de nos ter envolvido na concretização deste projeto, tão pessoal e tão significativo do ponto de vista da consciencialização social na área das Demências, tendo em conta que a fotografia e as narrativas pessoais constituem um poderoso meio de combate ao estigma e apelo à inclusão. E acrescenta: “Aproveitamos também para agradecer o apoio prestado por diversas entidades parceiras que ajudaram a que este projeto se tornasse numa realidade. O Instituto S. João de Deus e a Santa Casa da Misericórdia de Almada que colaboraram ativamente na identificação de famílias com disponibilidade e motivação para se associarem à iniciativa. Agradecemos ainda à FNAC e ao CascaiShopping que cederam graciosamente os seus espaços e contribuíram para a sua divulgação.