BI Award for Innovation in Healthcare

Projeto de sustentabilidade ambiental no bloco operatório do Santo António vence prémio

Com mais de uma centena de candidaturas ao BI Awardfor Innovation in Healthcare 2023, que distinguem ideias inovadoras que melhorem os cuidados de saúde em Portugal e que, nesta segunda edição, tiveram como foco projetos que contribuem para um futuro mais sustentável, o projeto apresentado pelo Centro Hospitalar Universitário de Santo António foi o vencedor.

Implementado em maio, o ROSE - EnvironmentSustentability of Operating Room - é um projetodesenvolvido na área de sustentabilidade ambiental no bloco operatório, com o apoio do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), aonde foram definidas várias áreas a trabalhar como, por exemplo, a triagem de resíduos, a sustentabilidade hídrica, a emissão de gases com efeito de estufa, os fumos hospitalares durante a cirurgia, a eficiência energética, entre outros. 

Tendo como foco principal a triagem de resíduos, “obloco operatório, só por si, pode ser responsável pela produção até 20% dos resíduos hospitalares anuais e, se todos forem tratados da mesma forma, vão acabar em aterros, com todo o impacto que isso representa em termos de Saúde Pública”, explica Ivone Silva, cirurgiã vascular no Santo António, que defende que esta ideia “pode permitir a poupança de muito dinheiro ao Serviço Nacional de Saúde”. Por outro lado, “existe a preocupação de rentabilizar o transporte de resíduos nos contentores para o efeito, no sentido de otimizar o seu funcionamento e reduzir a pegada carbónica”, salientou a coordenadora do ROSE.

 Este projeto poderá ser replicável a baixo custo a todas unidades de Saúde, promovendo a transformação inovadora da saúde no nosso pais. A expansão do ROSEao SNS, poderá, em 3 anos, levar a uma redução de despesa relacionada com a gestão de resíduos hospitalares do Grupo III em cerca de 20 milhões de euros, assim como uma diminuição de 50% da água consumida na desinfeção cirúrgica, representando uma poupança de 37.900.000 litros/ano no universo dos hospitais do SNS.

Promovido pela farmacêutica Boehringer Ingelheim, com o apoio institucional da Ordem dos Médicos, segundo Rita Veloso, vogal executiva do Conselho de Administração, “este prémio representa para o Centro Hospitalar Universitário de Santo António o reconhecimento do mérito e talento das equipas que se dedicam diariamente e tornar o nosso hospital sustentavelmente mais responsável, em particular no bloco operatório. Saber que estas pessoas sentem diariamente um enorme compromisso e paixão com a sustentabilidade ambiental, é algo de que este Conselho de Administração muito se orgulha, pois está intrinsecamente alinhado com os nossos valores. Esperamos que o projeto possa em breve ser alargado a mais serviços na nossa Instituição”.

 
Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário de Santo António
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar Universitário de Santo António