Dirigido a alunos, famílias, professores e funcionários das escolas

Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas envolve mais de 42 mil alunos e 800 professores

Denominado “Ao teu lado - Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas”, tem como objetivo preparar melhor as pessoas através do desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados.

Lançado agora e a decorrer nos próximos quatro anos (2022 a 2026) em Portugal continental, o programa “Ao teu lado” é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.

O programa, que na fase de lançamento conta com mais de 100 escolas públicas inscritas, vai envolver mais de 42 mil alunos do 3.º ciclo, com idades entre os 12 e 15 anos, cerca de 800 professores e 2.105 famílias.

O programa “Ao teu lado” divide-se em duas fases. A primeira fase – que decorre no ano letivo 2022/2023 - compreende a realização de sessões de grupo com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas.

Na segunda fase - anos letivos 2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026 - serão desenvolvidos programas de intervenção para dois grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. No caso dos adolescentes, o foco vai estar na promoção de estratégias de regulação das emoções, enquanto que para os professores, o objetivo vai passar pelo reforço das estratégias de regulação das emoções, mas na perspetiva desta profissão tão específica, promovendo o recurso a estratégias de regulação emocional adaptativas, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.

Para além das ações nas escolas, ao longo dos quatro anos, a equipa dedicada ao programa “Ao teu lado” vai produzir conhecimento científico para posterior partilha com o público em geral. A avaliação do impacto e eficácia do programa integra um projeto de investigação plurianual que analisará as alterações mais relevantes ao nível da aquisição de competências de regulação de emoções e aumento do bem-estar emocional e da qualidade de vida. Com esta investigação será possível avaliar o efetivo aumento do bem-estar mental.

Fonte: 
Adagietto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik