Profissionais de saúde discutem rigidez articular no ombro e cotovelo
A primeira parte da sessão irá focar-se no ombro e terá início com a apresentação de Catarina Quintas, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, que abordará o "Exame objetivo do ombro e a sua importância no diagnóstico da rigidez". Em seguida, Bernardo Nunes, do Centro Hospitalar Universitário de S. João, Porto, apresentará "Identificação, diagnóstico (exames complementares) e potenciais causas".
“Como abordar o doente com capsulite adesiva” será dividido e apresentado por dois especialistas: “Reabilitação e outras técnicas mini-invasivas”, por Miguel Costa, do Algarve Pain Centre, e “Abordagem cirúrgica”, por José Pinto, da CUF Almada. Já o último tema, “Como abordar o doente com rigidez pós-operatória (quando é tempo de parar)”, ficará a cargo de Jorge Ramos, do Hospital de Vila Franca de Xira.
A segunda parte da sessão irá concentrar-se no cotovelo, com a participação de Diogo Lacerda, do Hospital Ortopédico de Sant’Ana, que falará sobre o “Exame objetivo do cotovelo e a sua importância no diagnóstico da rigidez”. A palestra de Bruno Mota, do Hospital da Luz, abordará a “Etologia, fisiopatologia e classificação” do cotovelo. Além disso, palestrantes como Vânia Cruz, da Fisioroma, Nuno Moreira, do Hospital CUF Descobertas, Manuel Ribeiro da Silva, do Hospital CUF Porto e Rafael Dias, do Hospital de Cascais, irão completar o evento, ao oferecer perspetivas sobre o tratamento e prevenção da rigidez.
O webinar reservará um período para discussão entre os participantes. A participação é gratuita para todos os sócios da SPOT e as inscrições são limitadas.