Professores e Educadores de Infância Hospitalares de todo o país encontram-se no São João
O papel da Educação em ambiente hospitalar e a discussão de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas são o foco do evento, que procura ser um momento dinâmico, de aprendizagem e de enriquecimento pessoal para os mais de 90 participantes, vindos de todo o país. “São esperados Educadores e Professores Hospitalares do Algarve a Bragança, docentes e alunos das Escolas Superiores da Universidade do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Coimbra, e das Escolas Profissionais do Porto”, acrescenta a educadora.
Este Encontro tem como objetivo ser um momento de partilha e reflexão sobre o que de melhor se faz no dia-a-dia de crianças e jovens internados, sem nunca esquecer as famílias. Para Gabriela Borges, “por trás de uma criança doente e frágil, temos uma família doente e frágil para cuidar e recuperar emocionalmente, pelo que devemos promover o seu bem-estar”.
Assim, para a responsável, “os Educadores e Professores Hospitalares são privilegiados pois, apesar de se encontrarem num contexto clínico, com cuidados tão específicos, conseguem fazer com que as crianças e jovens vivam experiências positivas, transformando a hospitalização em novas descobertas e momentos de prazer, bem-estar e de boas memórias”.