Reconhecimento pelo Grupo Espanhol de Transplante de Progenitores Hematopoiéticos e Terapia Celular

Professor Manuel Abecasis homenageado em Málaga

Manuel Abecasis, Presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), foi homenageado ontem, 14 de março, em Málaga (Espanha), pelo Grupo Espanhol de Transplante de Progenitores Hematopoiéticos e Terapia Celular (GETH-TC). O reconhecimento ficou a dever-se à notável dedicação e contribuição para o crescimento e fortalecimento do grupo ao longo da sua carreira profissional.

O Professor Manuel Abecasis, membro distinto do GETH-TC, foi homenageado em virtude da sua notável dedicação à promoção da colaboração entre profissionais portugueses e espanhóis no campo do transplante de células. Além do momento de homenagem, também foi convidado a participar nas demais atividades da reunião, criando uma oportunidade única de troca de conhecimento e experiências com outros profissionais da área.

Além de presidente da APCL, Manuel Abecasis foi Diretor do Departamento de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e do Programa de Transplantação de Medula Óssea. É, desde Fevereiro de 2021, Diretor do Registo Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE). Atualmente conta já com várias distinções, nomeadamente o Prémio SEAT para a Ciência (1987), o Prémio Nacional de Oncologia (1994), a Medalha de Prata por Serviços Distintos do Ministério da Saúde (2007), o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito da República Portuguesa (2010) e a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (2015). Recebeu ainda a distinção Clinical Achievement Award 2021 da Sociedade Europeia de Transplantação de Medula Óssea e é sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Hematologia.

O GETH-TC trabalha para melhorar a qualidade de vida dos doentes submetidos a transplantes hematopoiéticos através da investigação e desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. Tem como objetivos a promoção, tanto em Espanha como no estrangeiro, da difusão do conhecimento científico relacionado com a transplantação hematopoiética e a terapia celular, fomentar e promover estudos de cooperação entre as equipas que realizam este tipo de transplantes e proporcionar informação clara sobre o TCTH e a TC, os centros que realizam estas técnicas aos doentes e às suas famílias.

 
Fonte: 
Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL)