Professor da UMinho integra projeto de educação médica internacional dos EUA
O NBME selecionou para esta edição oito professores dentre muitos candidatos altamente qualificados. Os outros sete eleitos são de prestigiadas escolas médicas de universidades norte-americanas: Duke, Eastern Virginia, Kentucky, Texas Tech, Kaiser Permanente, Vermont e Virginia Commonwealth. Estes docentes vão colaborar em projetos com a mentoria de profissionais de renome, como Jennifer Kogan e Larry Gruppen, respetivamente das universidades da Pensilvânia e de Michigan, tendo ainda o apoio dos cientistas e recursos do NBME.
O NBME é fulcral nos EUA, ao elaborar e aplicar os exames que avaliam as competências de médicos e estudantes de medicina, certificar profissionais para práticas de saúde com qualidade, segurança e eficácia, além de contribuir para elevar os padrões neste âmbito.
Nuno Osório está “muito entusiasmado” por se juntar a esta comunidade inovadora que partilha a paixão pela educação médica. “Ser fellow da SEEF permite uma progressão científica e pedagógica, mas também competências melhoradas pela colaboração com profissionais de várias origens”, refere. “Ter sido escolhido testemunha o excelente trabalho que está a ser feito na Escola de Medicina da UMinho e é um orgulho representar a minha instituição e o país neste palco internacional”, enaltece.
Nuno Osório nasceu há 43 anos no Porto. É licenciado em Biologia Aplicada e doutorado em Ciências da Saúde pela UMinho, tendo realizado parte da sua formação nas universidades de Wageningen (Países Baixos), Rochester e Texas (EUA). Leciona há mais de 15 anos na UMinho, onde atualmente coordena unidades curriculares nas áreas de ciência de dados, bioinformática e ómicas. Participa em projetos internacionais de educação e ensina regularmente em cursos de curta duração em vários países, incluindo nações em desenvolvimento.
Coordena ainda uma comunidade académica dedicada ao uso de realidade virtual, aumentada e mista na educação. Como investigador principal no ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, orienta estudantes de mestrado e doutoramento, e lidera ou integra diversos projetos de investigação sobre a biologia molecular de doenças infeciosas, como a tuberculose e a SIDA. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas de renome, incluindo a Nature Medicine e The Lancet Infectious Diseases, recebeu várias distinções e cofundou a spin-off Petridish Software. Além disso, colabora em iniciativas cívicas de promoção da saúde e da literacia científica.