Procura por tratamentos minimamente invasivos para a celulite aumenta em Portugal
“A procura por tratamentos para a celulite é sazonal, com aumento nos meses que antecedem o verão. Os pacientes pretendem, cada vez mais, procedimentos minimamente invasivos, mas igualmente eficazes, seguros e com resultados duradouros. No entanto, a preparação corporal deve ser feita durante todo o ano, e alguns tratamentos médicos devem ser feitos preferencialmente nos meses de inverno, de forma a prevenir complicações que podem advir da exposição solar e porque os resultados de melhoria da qualidade da pele não são imediatos, mas sim progressivos e visíveis no decorrer de alguns meses”, diz a especialista em Medicina Estética, Rita Dias Ferreira, da da RFMed – Clínica de Medicina Estética e Antienvelhecimento, em Braga.
A celulite é uma patologia crónica que se apresenta como irregularidades na pele causadas pela organização de gordura e tecido fibroso em nódulos. Pode ser classificada em graus (habitualmente 4) e pode ser mais edematosa ou mais fibrosa. Nos estados mais avançados, os macronódulos e o défice circulatório podem causar dor e sensação de perna pesada.
Dentro da Medicina Estética existem vários tratamentos que permitem a melhoria da microcirculação, a redução da gordura localizada, a melhoria da firmeza da pele e a diminuição do aspeto “pele casca de laranja”. Já existem em Portugal diversos tratamentos minimamente invasivos para a celulite, tais como Evolve, Morpheus8 e Burst e Forma Plus. Evolve trata-se de um dispositivo handsfree que permite reduzir a gordura localizada, firmar a pele e tonificar os músculos num único tratamento, melhorando o aspeto “pele casca de laranja”. Morpheus é um dispositivo minimamente invasivo de microagulhamento combinado com radiofrequência fracionada, que permite trabalhar a panícula adiposa e a flacidez cutânea num único tratamento, com redução dos nódulos de celulite e alisamento da pele. Forma Plus é um tratamento não invasivo e indolor, de radiofrequência bipolar, que permite a estimulação e a melhoria da textura da pele. Estes tratamentos podem ser realizados de forma isolada ou combinados, de forma a potenciar um melhor resultado.
Os tratamentos para a celulite permitem ativar a microcirculação, diminuir a retenção de líquidos e a sensação de pernas cansadas, reduzindo volume e firmando a pele. É necessária uma avaliação médica detalhada e a correta gestão de expectativas, uma vez que é possível alcançar excelentes resultados, com melhorias visíveis ao nível da textura da pele, mas não é possível garantir com nenhum tratamento, até à atualidade, o desaparecimento completo ou definitivo de celulite, pelo que se recomendam tratamentos de manutenção ao longo do ano.
“Os pacientes que se propõem a este tipo de tratamento devem manter um estilo de vida saudável, com cuidados alimentares e manutenção de exercício físico regular, bebendo pelo menos 1,5L de água por dia. Nos dias que antecedem e sucedem o tratamento, é conveniente evitar variações térmicas intensas ou exposição solar”, explica a Dra. Rita Dias Ferreira.
Os efeitos secundários são raros e maioritariamente transitórios. Com o envolvimento e empenho do paciente na realização dos tratamentos e na manutenção de estilos de vida saudáveis, o resultado é visível, eficaz, saudável e duradouro.