Terapia recoveriX está disponível em 14 países

Primeiro tratamento interface cérebro-computador do mundo para doentes com Esclerose Múltipla chega a Portugal

Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, chega a Portugal, através do Centro CEREBRO, uma nova abordagem inovadora e única no mundo – a terapia recoveriX para pacientes com Esclerose Múltipla (EM). Os pacientes aos quais já foi aplicada esta terapia apresentaram visíveis melhorias nas suas funções, nomeadamente, conseguem andar melhor, mais depressa e têm uma maior coordenação.

De acordo com Christoph Guger, criador do recoveriX, “quando os pacientes recebem este tratamento, muitas vezes, começam a andar sem bengala.” O fundador da g.tec medical engineering GmbH refere também que “a terapia recoveriX não se limita a abrandar o declínio dos pacientes, torna-os mais capazes. O recoveriX ajuda os pacientes a tratar a espasticidade, o que resulta numa melhor locomoção, maior concentração, capacidade de memória e controlo da bexiga. Descobrimos também que melhora a síndrome de fadiga e a fala, uma vez que alivia os músculos faciais afetados, permitindo assim que os pacientes falem mais alto e com mais clareza. Em suma, acreditamos que a terapia recoveriX contribui diretamente para a inclusão social destes pacientes na sociedade”.

A terapia recoveriX é uma neurotecnologia inovadora e única que ajuda pacientes com incapacidades causadas por doenças neurológicas a recuperar as funções das extremidades superiores e inferiores, ao mesmo tempo que potencia a fisioterapia padrão com a possibilidade de uma recuperação mais rápida e bem-sucedida. Surge como uma nova oportunidade de reabilitação, na medida em que pode ser aplicada mesmo após a aplicação de uma terapia padrão que não conseguiu produzir nenhum benefício adicional.

Este tratamento resulta da combinação única de três terapias, nomeadamente a Imaginação Motora (IM), através da qual o paciente imagina o movimento da mão enquanto o recoveriX mede a sua atividade cerebral através de sinais EEG, a Realidade Virtual (RV), onde a imaginação conduz a uma simulação virtual do membro imaginado no ecrã, e a Estimulação Elétrica (FES), em que o movimento imaginado torna-se um movimento real através da estimulação dos seus músculos afetados sem qualquer dor.

Durante as 25 sessões terapêuticas necessárias para a aplicação desta terapia, os pacientes imaginam movimentos das mãos ou das pernas um total de 6.000 vezes (pacientes com AVC) ou 8.000 vezes (pacientes EM), sendo este o mesmo número de vezes que uma criança necessita para aprender a andar. Desta forma, enquanto imagina os movimentos, o paciente está a criar novas ligações no cérebro, através das quais relembra a capacidade de se mover e movimentar. Cada sessão tem a duração de 50 minutos e podem ser realizadas três a seis sessões por semana, até dois tratamentos por dia (se necessário).

Em desenvolvimento desde 2014, o recoveriX também oferece inúmeros benefícios aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em 2020, um estudo científico - Brain Computer Interface Treatment for Motor Rehabilitation of Upper Extremity of Stroke Patients - A Feasibility Study, publicado na Frontiers in Neuroscience, comprovou que os pacientes com AVC aos quais já foi aplicada esta terapia apresentaram visíveis melhorias, nomeadamente no que se refere à sua locomoção, maior capacidade de concentração, aumento da capacidade de memória, capacidade de movimento ativo e passivo, redução da espasticidade, aumento da sensibilidade bem como redução de tremores.

Atualmente a terapia recoveriX está disponível em 14 países, nomeadamente Áustria, Canadá, Finlândia, Alemanha, Hong Kong, México, Países Baixos, Nigéria, Portugal, Eslovénia, Espanha, Croácia, Israel e Tailândia. Em Portugal, a terapia recoveriX tem vindo a ser aplicada a diversos pacientes através do Centro CEREBRO, a primeira e única clínica de Neurorreabilitação e Saúde Mental com certificação para aplicação desta terapia.

C.M. (iniciais anonimizadas) é acompanhante de um paciente recoveriX no Centro CEREBRO. Quando questionamos sobre eventuais melhorias, C.M. refere que “na parte do recoveriX, o que eu mais noto, realmente, é na diminuição dos tremores (…) no geral, da cabeça, dos pés, das mãos, nota-se bastante que os tremores diminuíram”.

Quando questionado sobre a nova aplicação da terapia recoveriX, Jorge Alves, neuropsicólogo e diretor do Centro CEREBRO, refere que "este é o primeiro sistema de interface cérebro-computador a ser aplicado na neurorreabilitação de pacientes com Esclerose Múltipla (EM), por isso, é um momento único de inovação tecnológica. Note-se que a aplicação do recoveriX nesta patologia tem um potencial de impacto considerável a nível prático, pois importa lembrar que, muitas das pessoas com EM, encontram-se em idade laboral e numa fase em que pretendem uma vida plenamente ativa, com a maior qualidade de vida."

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, autoimune, inflamatória e degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central, incluindo o cérebro e a espinal medula. Os estudos científicos mais recentes referem que a Esclerose Múltipla (EM) afeta cerca de 2.8 milhões de pessoas em todo o Mundo. Em Portugal, estima-se que existam cerca de 8.000 pacientes com uma vasta gama de sintomas, incluindo vários efeitos nas funções motoras, que limitam gravemente a sua qualidade de vida. Paralelamente, o pico da doença acontece pelos 30 anos - e o diagnóstico tem um impacto enorme em termos pessoais, familiares e profissionais - pelo que, a maioria dos tratamentos têm como principal objetivo retardar a progressão da doença.
 

Fonte: 
Centro CEREBRO
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro CEREBRO