Primeiro procedimento HIFU robótico para tratamento do Cancro da Próstata realizado no norte do país
Este tratamento de última geração, que, no norte do país, apenas está disponível na rede de hospitais Trofa Saúde, pode ser a solução mais eficaz para muitos homens que sofrem com a doença. É uma cirurgia robótica de alta precisão que permite tratar a próstata na sua totalidade, apenas uma parte, ou só o nódulo maligno, preservando, desta forma, a próstata saudável.
O cancro da próstata é uma das neoplasias mais comuns entre os homens em Portugal, sendo a segunda causa de morte por cancro no país. A sua prevalência tem vindo a aumentar devido ao envelhecimento da população e à melhoria na deteção precoce através de exames como o Antigénio Específico da Próstata (PSA) e o toque retal. Os sintomas iniciais podem nem existir ou ser discretos, como dificuldades a urinar, jato interrompido, urinar muitas vezes ou levantar-se durante a noite para urinar. A doença, normalmente, exige tratamentos que variam desde vigilância ativa até cirurgias ou terapêuticas hormonais.
O tratamento com High Intensity Focused Ultrasound (HIFU) para o cancro de próstata é "uma abordagem inovadora e minimamente invasiva que utiliza ultrassons, como se fosse uma ecografia, de alta intensidade para destruir as células cancerígenas. Este método tem ganho destaque devido à sua capacidade de direcionar energia de forma precisa, concentrando-se apenas na próstata e minimizando os danos nos tecidos circundantes. Ao ser realizado com recurso a um robô, assegura-se grande precisão no tratamento".
De acordo com o comunicado do Trofa Saúde Braga Centro, o HIFU funciona através da focalização ultrassons num ponto específico dentro da próstata. "Quando a energia é concentrada, ocorre um aumento significativo da temperatura, resultando na coagulação do tecido e morte celular. Esse processo é monitorizado em tempo real, permitindo ajustes durante a aplicação para maximizar a eficácia do tratamento e minimizar os efeitos laterais".
Este procedimento está indicado para doentes com cancro da próstata localizado e em estadio inicial da doença. É ainda uma opção para quem procura uma alternativa aos tratamentos tradicionais, como a cirurgia ou a radioterapia, especialmente no caso de recidivas depois desses procedimentos.