Impacto na qualidade de vida

Prevenção de doenças orais é fundamental para manter uma boa saúde em geral

A importância de uma boa saúde oral não deve ser subestimada e o Dia Mundial da Saúde Oral, comemorado anualmente a 20 de março, é uma data importante que deve recordar para não esquecer a importância de uma boca saudável e um sorriso bonito. A saúde oral não é apenas ter dentes limpos e gengivas saudáveis, vai muito para além disso, e contribui para a saúde e bem-estar gerais, impactando na qualidade de vida das pessoas.

Além disso, a nível emocional, um sorriso branco, bonito e saudável também tem impacto na autoestima e confiança das pessoas diariamente. E um sorriso que reflete confiança vale a pena ser celebrado todos os dias.

Boca, um espelho da nossa saúde

A nossa boca é “a porta de entrada do corpo” e “o espelho da saúde” e o seu cuidado é decisivo para a saúde em geral. Vários estudos mostram uma forte ligação entre a má saúde oral e doenças crónicas, como diabetes, doenças cardíacas e os AVC’s - acidentes vasculares cerebrais. A nível mundial, cerca de três mil milhões e meio de pessoas sofrem de doenças orais, como cáries ou gengivite, mas muitas dessas doenças podem ser prevenidas através de bons hábitos de higiene e cuidado oral. Tal como acontece com muitos dos principais problemas de saúde, a prevenção, a deteção precoce e o tratamento, são importantes para impedir quaisquer efeitos negativos no resto do corpo.

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde recomendou que manter uma boca saudável pode reduzir as probabilidades de desenvolver problemas de saúde mais amplos. Destacando que prevenir doenças orais é fundamental para manter uma boa saúde, através de check-ups odontológicos regulares e uma boa escovagem dos dentes. Motivos para manter uma higiene oral perfeita diariamente.

Aumentar a autoconfiança

O sorriso é um dos primeiros impactos que as pessoas têm umas das outras. Um sorriso brilhante e saudável pode deixar uma boa impressão ao longo do tempo. Nesse sentido, ter um sorriso branco, bonito e saudável, pode ter um grande efeito na confiança e na autoestima.

De facto, alguns estudos mostram que ter uma boca saudável pode ajudar as pessoas a sentirem-se mais confiantes. Além disso, a confiança faz com que sorriam com mais frequência, o que desencadeia endorfinas, a hormona da felicidade!

A saúde oral pode afetar todos os aspetos da sua vida porque está ligada ao bem-estar geral, quer seja ele emocional, social, mental e/ou físico.

Fonte: 
Ipsis
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock